Foi publicado no Diário Oficial de Bento Gonçalves desta quarta-feira (04) o nome do novo secretário de Meio Ambiente da cidade. Trata-se de Osmar Bottega de 56 anos, que, até então, era assessor do Vereador Gava. Ele assume o posto após o prefeito Diogo Siqueira permanecer como titular da pasta por pouco mais de dois meses.
Bottega deve, de fato, assumir o cargo na manhã da próxima quinta-feira (05). Uma de suas missões dever ser reorganizar a pasta que neste ano de 2022 viu-se envolvida em escândalos como o desmatamento nas proximidades das Empilhadeiras na BR-470 e desaparecimento de gatos no bairro Conceição. Após estes dois casos citados, a gestão municipal exonerou Claudiomiro Dias que ocupava a titularidade da pasta e, durante 71 dias, Diogo Siqueira e Amarildo Lucatelli ficaram à frente da secretaria.
O convite para assumir a secretaria de Meio Ambiente foi feito pelo prefeito, e, Bottega encara o seu ingresso como um desafio pessoal e não partidário (o novo secretário é filiado ao PDT, que, atualmente, não está no governo da gestão municipal, não apresenta-se como base). Em sua primeira fala oficial frente à pasta, Bottega afirmou que ficou “bastante orgulhoso e lisonjeado pelo convite. Estar à frente da Secretaria de Meio Ambiente será, evidentemente, um desafio repleto de responsabilidades. A SMMAM é uma Secretaria que praticamente se articula e dialoga com todas as outras secretarias e ainda, com outras instituições. Sou um profissional de planejamento, projetos e comunicação. E nessas linhas pretendo pautar a rotina da secretaria, com muito trabalho”, destacou.
Informações dão conta de que a alta cúpula do PDT propôs à gestão municipal que representantes do partido assumissem duas secretarias e alguns cargos. Entretanto, esta oferta nunca foi respondida pelo prefeito que, ainda sim, convidou Bottega. O PDT não vê com bons olhos o movimento e, até mesmo afirmaria através de seu presidente que o partido foi “maltratado” pela gestão.