Política

Oitivas do processo de impeachment do prefeito de Farroupilha serão na quinta-feira

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores

Após terem sido canceladas devido a prevenção ao coronavírus, as oitivas de um dos dois processos de impeachment que o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT) enfrenta irão ocorrer na próxima quinta-feira (16) a partir das 10h. A informação foi confirmada pelo presidente da comissão processante, vereador Fabiano Piccoli (PSB). Ao todo, 10 pessoas serão ouvidas pela comissão composta pelo presidente e pelos vereadores, Josué Kiko Paese e Jorge Cenci. O advogado de defesa também poderá fazer perguntas as testemunhas.

Foram convocados para as oitivas os servidores públicos Gilmar Pegoraro, Davi Andrade de Boni, Roberta Bortolossi Maffei, Gilmar Paulus e Samila Balbinot; a ex-servidora Maiara Livia Bogo Piccoli; os corretores de imóveis Sérgio Dieter e Guilherme Mantovani e os empresários Geraldo Alexandrini e João Silvestrin, que serão ouvidas durante a tarde. Além do próprio prefeito, que será ouvido durante a  manhã.

O presidente explicou os próximos passos do processo dentro da Casa Legislativa.

“Teremos a abertura de prazo da defesa final do prefeito Claiton Gonçalves, que irá ocorrer após as oitivas. Depois da entrega da defesa nós entregaremos para o relator, vereador Jorge Cenci, fazer o parecer final. Com o relatório final em mãos, ele vai para o plenário, onde será votado a cassação do prefeito ou o arquivamento do processo”, disse.

Neste processo, Claiton responde pela compra de terremos ao lado da UPA, no bairro Imigrante, por parte da prefeitura, sem o aval da Casa Legislativa. Conforme o documento, a ação do prefeito feriu o artigo 97 da Lei Orgânica do Município. A defesa sustenta que a compra está amparada em uma Lei Federal e que não há ilicitude nos atos.