Mais de 200 pessoas, na maioria idosos, realizaram um protesto em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura de Caxias na manhã desta terça-feira (24). Eles reivindicam a manutenção do projeto conviver, vinculado à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com o retorno de profissionais, passeios e das atividades propostas para os idosos.
Leia mais
Após a manifestação na prefeitura, a multidão de deslocou em direção à Câmara de Vereadores, fazendo um “panelaço” e entoando gritos de ordem, exigindo a saída da diretora-geral da Secretaria de Esporte e Lazer, Márcia Rohr da Cruz.
No plenário da Câmara de Vereadores, representantes do grupo expuseram as reivindicações aos parlamentares caxienses. Por meio de uma baixo assinado com quase 2 mil assinaturas, é exigido uma reunião com o prefeito de Caxias, Daniel Guerra, a saída da diretora-geral da secretaria, o retorno dos profissionais que acompanham os atendidos em atividades físicas, além outros apontamentos para a manutenção do projeto.
Uma participantes do Conviver, Marilene Bolfe, se manisfestou apontando que o projeto é ótimo para a convivência das pessoas da terceira idade e salientou que o Conviver não exige verba pública. “O Conviver se mantém sozinho. Nós pagamos todos passeios. Desde transporte até a alimentação. Essas saídas que fazemos para o interior, para alguns, é a única oportunidade de sair de casa e poder ter momentos de lazer”, afirma Marilene.
O que diz a secretaria
A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) esclarece que, em nenhum momento nesta administração, foi cogitada a possibilidade de extinção do programa Conviver. Pelo contrário, o programa está sendo ampliado tanto em horários como em número de turmas e alunos. A Smel sempre considerou importante a atividade física e ações de convivência para todas as idades, inclusive para idosos. Com essa visão, a secretaria está fazendo algumas mudanças em nos programas da pasta, como no Conviver. Essas mudanças visam a melhoria, incremento e ampliação de todas as atividades.
Dentre as mudanças que estão sendo efetivadas no Conviver, está a ampliação do horário dos turnos. Agora, o horário da manhã inicia às 8h e o da tarde inicia às 13h30 e segue até as 17h30. Antes, as aulas seguiam a seguinte grade: das 8h30 às 10h e das 14h às 17h. Com isso, de agosto para cá, já foi possível ampliar o número de turmas nos grupos dos bairros Pioneiro, Rio Branco e Nossa Senhora de Lourdes, contemplando 100 novos alunos idosos que aguardavam na lista de espera. De 76 grupos, agora a Smel conta com 79 grupos do Conviver. O serviço foi otimizado para melhor aproveitamento dos horários e conta com cinco servidores que fazem esse atendimento com os idosos.
“Estamos fazendo o melhor trabalho possível na secretaria atendendo as necessidades das pessoas e obtendo excelentes resultados. Nós temos objetivo com cada atividade. E isso está sendo percebido pelos beneficiários. Todas as atividades da Smel estão acontecendo como sempre. O que fizemos, e que se fazia necessário, são mudanças para melhor aproveitamento dos recursos do contribuinte, além de facilitar o trabalho dos profissionais. Fora isso é conversa de pessoas que não querem o bem da cidade e estão usando idosos com intenções politiqueiras. Pedimos às pessoas de bem que não se deixem levar por aproveitadores. A Secretaria do Esporte e Lazer não só mantém as atividades como incrementou os programas e isso está comprovado pelo aumento dos grupos do Conviver. É importante ressaltar que nunca se cogitou a possibilidade de não existir o programa. Então vamos trabalhar, mostrar serviço e fazer o melhor pela cidade e pelas pessoas”, manifestou a titular da pasta, Marcia Rohr da Cruz.
Conviver
A secretaria atende ao público adulto de ambos os sexos a partir dos 60 anos de idade, que procuram conservar e melhorar sua qualidade de vida. O programa oportuniza à comunidade urbana e rural atividades de participação contínuas elaboradas, organizadas e orientadas por profissionais da área de Educação Física, enfatizando em seus atendimentos os aspectos socioafetivos, físicos, biológicos e espirituais.
O trabalho é desenvolvido com encontros semanais, de março a dezembro, em locais disponibilizados pela comunidade, tais como centros comunitários, salões paroquiais, ginásios, clubes, entre outros. Atualmente o Programa Conviver conta com 79 grupos espalhados nos seguintes bairros da cidade, atendendo cerca de 3,5 mil beneficiários do programa.