Henrique Lisboa é o novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Caxias do Sul. Ele foi eleito no último domingo (27) para liderar o diretório municipal da sigla pelos próximos quatro anos.
O processo eleitoral teve início no dia 6 de julho, com quatro candidaturas. Conforme o regulamento interno do partido, as duas candidaturas mais votadas no primeiro turno seguiram para a disputa final. Lisboa venceu Gabriel Godoy com apoio de uma frente ampla dentro do partido.
Segundo o novo presidente, a vitória se deu, em grande parte, pela composição da chapa, que contou com o apoio de figuras históricas da legenda e de todos os parlamentares do PT na cidade, como o deputado federal Pepe Vargas e os vereadores Lucas Caregnato, Estela Balardin e Rose Frigeri. Além disso, recebeu o apoio da terceira colocada no primeiro turno.
Nova gestão e prioridades
Com posse prevista até a primeira quinzena de setembro, a nova gestão terá como uma das prioridades o fortalecimento das instâncias internas do partido. Henrique Lisboa destaca a importância das setoriais partidárias como instrumento de atuação cotidiana do PT na cidade.
“O PT cresceu por ser diferente, por existir a partir da militância. Precisamos retomar e fortalecer isso: as setoriais de saúde, educação, segurança, movimento sindical, estudantil, comunitário. É a partir delas que conseguimos intervir nas pautas gerais do município”, afirmou.
O novo presidente também ressaltou o papel do partido na articulação política em um cenário nacional. Segundo ele, o PT de Caxias do Sul precisa estar preparado para o debate das pautas colocadas pelo governo federal, como a taxação das grandes fortunas e a revogação da escala 6 por 1, além das denúncias contra o governo anterior.
Lisboa destacou que o partido não existe apenas para disputar eleições, mas para participar ativamente dos debates sobre a cidade, o Estado e o país.
A composição da nova executiva será feita de forma proporcional às chapas que participaram da eleição para o diretório. A gestão terá duração de quatro anos.