
Gramado - Gramado vai formalizar em lei o estilo arquitetônico que caracteriza a cidade. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Planejamento em parceria com a PLANTA – Entidade para o Desenvolvimento Imobiliário Sustentável da Serra Gaúcha –, está na fase final de elaboração e resultará em uma cartilha e em um Projeto de lei que definirão diretrizes para novas construções.
A proposta foi construída ao longo de mais de um ano de debates com empreendedores, arquitetos e engenheiros. O objetivo é orientar futuros empreendimentos para que mantenham as características que tornaram a arquitetura de Gramado reconhecida no Brasil e no exterior.
Nova Lei para a Arquitetura de Gramado
De acordo com o secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, a lei funcionará como um guia para profissionais da área.
“A matéria estabelecerá normas para a concepção e execução de projetos arquitetônicos em Gramado, promovendo a harmonização estética e funcional das construções, respeitando a identidade cultural e histórica da cidade”, afirma.
O presidente da PLANTA, Bernardo Tomazelli, destaca que a legislação aprimora o que já existe no Plano Diretor e traz benefícios.
“Não é para limitar a criatividade, mas para manter o DNA de Gramado. Queremos preservar a essência e, ao mesmo tempo, incentivar empreendedores e arquitetos, inclusive com vantagens relacionadas ao custo do índice construtivo”, explica.
Detalhes e Implementação da Lei
A cartilha vai detalhar elementos como telhados inclinados, beirais, revestimentos em pedra e madeira, entre outros pontos que compõem o chamado “estilo Gramado”. Após a conclusão dos estudos, o Executivo encaminhará o Projeto de Lei à Câmara de Vereadores. Antes da votação, será realizada uma audiência pública para apresentar a proposta à comunidade.
Esta será a primeira legislação específica de Gramado voltada para aspectos arquitetônicos, considerada estratégica para preservar o charme que consolidou a cidade como destino turístico nacional e internacional.