FARROUPILHA
Foto: Câmara de Vereadores/Divulgação

O prefeito de Farroupilha Jonas Tomazini (MDB), acompanhado da primeira-dama Juliane Lazzari Tomazini, entregou na manhã desta sexta-feira (30) ao presidente da Câmara de Vereadores, Davi de Almeida (PP), os cinco primeiros projetos de lei do Executivo em 2026 para tramitação no Legislativo.

As proposições tratam de diferentes áreas da administração pública e incluem medidas voltadas à governança, políticas sociais, regularização fiscal, regramentos jurídicos e gestão patrimonial do município.

Conforme informado, os projetos serão encaminhados às Comissões Permanentes da Câmara na próxima segunda-feira (2), quando serão designados relatores responsáveis pela emissão de pareceres antes da apreciação em plenário.

Confira os projetos protocolados:

Projeto de Lei nº 001/2026

Institui a Política Municipal de Governança Pública no âmbito da Administração Pública Direta. O texto prevê a observância dos princípios constitucionais da administração pública, acrescidos de diretrizes como transparência, acesso à informação, participação e controle social, integridade, ética, prevenção de irregularidades, gestão orientada a resultados, sustentabilidade fiscal, social e ambiental, além do fortalecimento do controle interno.

Projeto de Lei nº 002/2026

Institui o Programa Municipal “Eu Respeito”, voltado à prevenção da violência doméstica por meio do acolhimento e acompanhamento de homens. A proposta tem como base a atuação preventiva, com escuta qualificada, orientação profissional e responsabilização consciente.

Projeto de Lei nº 003/2026

Cria o Programa de Recuperação Fiscal do Município, com vigência até 30 de setembro de 2026. O programa prevê cinco modalidades de quitação de débitos, incluindo parcelamentos e reduções de multas e juros moratórios.

Projeto de Lei nº 004/2026

Altera a Lei Municipal nº 4.426, que trata da Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Município, disciplinando o pagamento de honorários de sucumbência aos advogados públicos municipais.

Projeto de Lei nº 005/2026

Revoga a doação de imóvel à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Segundo o Executivo, a universidade comunicou formalmente a inexistência de interesse na continuidade da implantação do projeto no local.