Ao assumir como novo secretário de Habitação da segunda gestão do governo Adiló Didomenico, José de Abreu, o Jack, tem uma série de desafios pela frente. Aos 44 anos, o líder comunitário e metalúrgico pretende prosseguir com a mesma prática política que o conduziu ao cargo: a capacidade de dialogar com os mais diversos tipos de pessoas e de vertentes políticas. Mesmo sendo vice-presidente do PDT e ter sido adversário do atual prefeito na campanha eleitoral mais recente, foi escolhido pela administração para liderar uma das pastas que mais representam a realidade dos caxienses.
Segundo ele, essa nova etapa de sua vida será guiada por esse princípio de entendimento e busca de soluções para a população. A composição plural do secretariado da administração municipal – com integrantes de siglas que inicialmente não apoiavam a candidatura de Adiló – é um ponto considerado positivo para abranger os mais diversos pontos de vista sobre as ações a serem adotadas no planejamento estratégico da cidade.
“A experiência que tenho no movimento sindical sempre foi pelo diálogo e equilíbrio entre as partes e isso vai nos ajudar muito, pois temos conversa com todos os setores da nossa cidade. Devemos trabalhar com todas as secretarias em conjunto. Eu acredito que a eleição passou e o momento é de aproveitar essa pluralidade para o bem de Caxias e da população que mais precisa. Não tenho dúvidas que o prefeito Adiló, juntamente com Néspolo, são parceiros sim nessa caminhada” destaca Abreu.
Há mais de 12 anos como líder comunitário do bairro Consolação, situado na região Sul da cidade, Abreu conhece bem os principais entraves e necessidades básicas da população nas mais diversas áreas. A garantia de moradia digna para as pessoas mais carentes será uma das suas principais missões ao longo dos próximos quatro anos.
“A habitação é muito mais que um serviço público: é um elemento essencial na construção da dignidade humana. A casa é um lugar onde as famílias crescem, os sonhos nascem e vidas são construídas, por isso eu acredito que nossa missão vai além de construir estruturas físicas. Nosso objetivo é transformar vida, promover inclusão social e permitir que cada cidadão da nossa cidade possa viver com conforto e segurança”, explica.
Nas últimas eleições, José de Abreu foi candidato a vereador pelo PDT e obteve 1.304 votos, o que garantiu a posição de primeiro suplente do partido. Foi a segunda vez que ele concorreu ao cargo. A primeira foi em 2016, na época então pelo PCdoB, na qual obteve 520 votos. Natural de Esmeralda, vive há 19 anos em Caxias do Sul e é pai de uma filha. Além de ser líder metalúrgico e comunitário, também é dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do Caxias do Sul e preside o Movimento Sindical do PDT no RS.