Eleições

PRD tenta restabelecer candidaturas a vereador indeferidas pela Justiça em Farroupilha

A decisão do indeferimento teve como justificativa o não cumprimento da regra de reserva para cota de gênero por parte da sigla

FARROUPILHA
Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM


O Partido Renovação Democrática (PRD) de Farroupilha, por intermédio do presidente da sigla, Moacir Leonel Zeni, se manifestou por meio de nota sobre o caso do indeferimento das candidaturas a vereador pela sigla no município. A Justiça eleitoral de Farroupilha indeferiu no último domingo (1º) as candidaturas a vereador pelo PRD. A ação foi representada pelo juiz Enzo Carlo Di Gesu.

A decisão tem como justificativa o não cumprimento da regra de reserva para cota de gênero por parte da sigla. A norma assegura o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. O prazo para a adequação se encerrou em 20 de agosto.

Conforme a nota, o PRD de Farroupilha esclarece que todas as candidaturas a vereador atendem a norma eleitoral. As mesmas foram individualmente deferidas e transitadas em julgado, sem qualquer impugnação.

Confira a nota do PRD:

Estamos cientes da situação e já tomamos as medidas legais cabíveis de modo que nossa equipe jurídica está empenhada em garantir que todos os direitos dos candidatos sejam respeitados e que as candidaturas sejam restabelecidas conforme a lei.

É importante ressaltar que acreditamos firmemente na integridade e na legitimidade de nossos candidatos, e continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir que eles possam participar do processo eleitoral, defendendo os interesses da nossa comunidade.

Ademais, cumpre ressaltar que a candidatura ao poder executivo do município representada pelos candidatos Prefeito Dário Micael e Vice Emília Frare 25 está confirmada, bem como as candidaturas ao legislativo pelo Partido Novo.