A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (03), a Operação Integridade Eleitoral, com o objetivo de combater a interferência de facção criminosa no processo eleitoral de São Borja.
Foram cumpridos, durante a manhã, 16 mandados de busca e apreensão: 11 de busca domiciliar e cinco de busca pessoal, além do afastamento de sigilo de dados.
A investigação apura a captação ilícita de votos, falsidade ideológica eleitoral e não declaração de gastos eleitorais, segundo a PF. Os eleitores seriam cooptados em troca de vantagens indevidas.
As investigações tiveram início a partir do compartilhamento de informações entre Polícia Federal, Polícia Civil, Brigada Militar e Ministério Público Eleitoral, resultando na identificação de possível apoio pessoal, material e financeiro de grupo criminoso atuante na região a candidato a cargo eletivo no município.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo Eleitoral de Garantias da 41ª Zona Eleitoral de Santa Maria, tendo sua execução em diversos pontos da cidade de São Borja.