O influenciador de 37 anos Felipe Neto afirmou, em vídeo publicado nesta quinta-feira em suas redes sociais, que pretende se candidatar à presidência da República em 2026. Em sua fala, diz que também irá lançar uma nova rede social. O conteúdo é carregado de referências ao romance distópico “1984”, de George Orwell.
“Eu anuncio a minha pré-candidatura à presidência da República. Este não é um gesto de vaidade. Eu construí um legado na comunicação que me alimenta o estômago e o ego para o resto da vida. Eu quero ser presidente porque eu, embora seja um homem de fora da política, tenho ao meu lado a maior arma do nosso tempo: o uso das redes.”
Felipe Neto não é filiado a um partido político, exigência constitucional para que qualquer pessoa se candidate a cargos eletivos na política institucional. O partido também precisaria avalizar uma hipotética candidatura do influenciador em convenção partidária.
Ele afirma que evitou pronunciamentos políticos nos últimos meses para “profunda reflexão e estudos” pois “precisava ter um olhar de fora”. “Eu baseio minhas opiniões no domínio das informações e no anseio de ser uma guardião da verdade”, disse ainda.
Em uma possível campanha eleitoral, afirmou que usaria as próprias redes sociais que o tornaram famoso no Brasil e no mundo, principalmente em países falantes da língua portuguesa, a seu favor.
“A verdade é que todas as plataformas tem acesso aos nossos gostos, interesses ideologias. Não há escapatória nenhuma. Então, por que não usar a dependência das redes a favor do povo?”, questionou no vídeo.
Essa declaração já o levou ao segundo anúncio do pronunciamento: “Estou lançando uma nova rede social: a Nova Fala. Essa rede seria algo como ministério. Não vou definir qual, talvez o da verdade. Ela ajudaria a definir qual seria a opinião da maioria em cada momento da história. E os livros didáticos retratariam a vontade da maioria, como deve ser numa democracia.”
Felipe Neto é mais uma pessoa do mundo dos famosos a declarar pretensão política na campanha presidencial no ano que vem. Recentemente, o cantor sertanejo Gusttavo Lima disse que concorreria ao Palácio do Planalto, mas acabou recuando oficialmente mais tarde.
Atuação e posicionamento de Felipe Neto
O influenciador iniciou sua carreira na internet no YouTube, como vlogger, gravando vídeos polêmicos sobre assuntos do momento no início dos anos 2010. Nos últimos anos, deu uma guinada em sua carreira e passou a ser um frequente comentarista e ativista político nas redes sociais.
Referências a George Orwell sugerem possível sátira
O inglês George Orwell retrata uma sociedade distópica, controlada e autoritária em seu romance “1984”, publicado em 8 de junho de 1949. O pronunciamento de Felipe Neto traz uma série de referências à obra, que veio a ser uma das mais importantes da literatura mundial do século XX.
No livro, o autor cria um idioma fictício chamado Novafala (ou Novilíngua). Esta é a referência mais clara que Felipe Neto traz em seu vídeo, visto que o nome da rede social que o influenciador afirma que irá criar chama-se “Nova Fala”.
O youtuber também afirma que deseja ser , do povo brasileiro, como um “irmão mais velho, que cuida e é vigilante”. Esta é outra fala que parece referenciar o romance inglês, que tem em uma de suas principais figuras o “Big Brother” (Grande Irmão), que representa o controle social e constante vigilância do mundo retratado por Orwell.
O pronunciamento ainda traz indícios de que o influenciador sugere um estado com ferramentas de controle do pensamento das pessoas população, como em “1984”. Felipe Neto diz que quer criar o “Ministério da Verdade”, que quer ser o “guardião da verdade” e mostrar “qual é a opinião da maioria sobre cada momento da história” para que “os livros didáticos retratem a vontade da maioria” Também diz que “não há escapatória” para a “dependência das redes (sociais)”.