Caxias do Sul

Diocese de Caxias do Sul questiona candidatos sobre temas da doutrina social da Igreja Católica

Os quatro postulantes à prefeitura participaram de um encontro com o bispo Dom José Gislon. Eles abordaram temas comentados em vídeo pelo Papa Francisco

Foto: Katiucia Comin/Divulgação
Foto: Katiucia Comin/Divulgação


A Diocese de Caxias do Sul realizou na noite desta segunda-feira (23), um encontro do bispo Dom José Gislon, com os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), Denise Pessôa (PT), Felipe Gremelmaier (MDB) e Maurício Scalco (PL). O evento foi promovido pela Coordenação de Pastoral, ocorreu no Salão Paroquial Santa Catarina e reuniu cerca de 200 participantes.

O encontro teve oito rodadas, onde cada candidato teve dois minutos para abordar temas como políticas de assistência social diante da desigualdade, educação, saúde, migração, meio ambiente, transporte público e mobilidade, além de moradia e habitação. Os temas foram pautados pelos princípios da Doutrina Social da Igreja Católica. Antes de cada bloco de respostas, os candidatos assistiram pronunciamentos do Papa Francisco sobre as temáticas e, a seguir, era feito o mesmo questionamento para todos.

“Agradeço, em nome da nossa Diocese, a disponibilidade de vocês estarem aqui conosco nesta noite, porque nós somos os cidadãos dessa cidade e quem for eleito vai exercer o mandato para o bem comum da nossa sociedade. Nenhum governante responde a todas as necessidades, mas o espírito de estar à serviço já é algo que merece nosso respeito”, salientou Dom José.

Dom José Gislon concluiu o encontro com a bênção sobre a comunidade e entregou aos postulantes ao Executivo o compêndio da Doutrina Social da Igreja. No encerramento, algumas crianças entregaram uma cópia da carta encíclica Laudato Si’ (Louvado Sejas), do Papa Francisco. No documento, o pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

Devido à instabilidade de conexão, o evento não pode ser transmitido ao vivo pelo YouTube da Diocese. Entretanto, a gravação pode ser acessada em https://youtu.be/yjYzIt68vlM.