NOVATOS

Conheça os 13 novos vereadores que vão compor a Câmara de Caxias do Sul

Eleitores votaram para uma 'renovação' de 56,5% da composição atual e pela manutenção de dez no cargo de vereança. Confira quais propostas estarão em evidência no Legislativo a partir de 1° de janeiro

Conheça os 13 novos rostos que vão compor a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Foto: Acervo Pessoal/Câmara Caxias/Samir Tuffy/Divulgação

O quadro parlamentar da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul terá 13 novos rostos na próxima legislatura, entre 2025 e 2028. Os eleitores votaram para uma ‘renovação’ de 56,5% da composição atual e pela manutenção de dez no cargo de vereança. Confira quem são os estreantes e quais propostas estarão em evidência no Legislativo a partir de 1° de janeiro.

São eles: Aldonei Machado (PSDB), Andressa Mallmann (PDT), Andressa Marques (PCdoB), Capitão Ramon (PL), Cláudio Libardi (PCdoB), Daiane Mello (PL), Edson da Rosa (Republicanos), João Uez (Republicanos), Hiago Morandi (PL), Lucas Suzin (PRD), Pedro Rodrigues (PL), Rodrigo Weber (PSB) e Sandra Bonetto (Novo).

Hiago Morandi obteve a maior votação para vereador na história do município, com 11.304 votos — o recorde era de Assis Melo, que recebeu 8.399 votos no pleito de 2008. Superando os dois mais escolhidos nas proporcionais de 2020 — Maurício Marcon e Denise Pessôa, ambos na faixa dos 5 mil —, João Uez garantiu uma cadeira no Parlamento com 6.830 votos.

Completam o top cinco, entre os novatos no Legislativo, Daiane Mello (5.034), Andressa Mallmann (3.491) e Aldonei Machado (3.362). Ao todo, esse grupo assegurou 50.003 dos 230.274 votos válidos aos candidatos a vereador.

Dos 13 debutantes, quatro são mulheres. Ainda, o PL emplacou quatro legisladores inéditos, seguido por PCdoB, com dois. Uma curiosidade envolve Edson da Rosa: ele, na realidade, reestréia na Câmara, uma vez que foi vereador por quatro mandatos, após ser eleito em 2004. Entretanto, não integra a legislatura atual (2021-2024), por isso foi incluído na lista.

A média de idade é de 35,9 anos. Seis são pais — entre eles, um avô — e uma é mãe. Apenas três não nasceram em Caxias do Sul. A profissão que mais aparece é a de empresário (3), seguida por bacharéis em Relações Públicas (2), Direito (2) e Administração (2).

Leia mais sobre os futuros vereadores abaixo.

Hiago Morandi (PL) – 11.304 votos

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

Hiago Morandi tem 30 anos, é casado com Marceli Xavier, pai do menino Bernardo, e mora no bairro Jardim América. É bacharelando em Direito e já trabalhou como vendedor de armamentos. Atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa gaúcha. Pelas redes sociais, produz conteúdos relacionados a problemas da cidade. Na eleição passada, se candidatou a vereador pelo Patriota e recebeu 1.037 votos, garantido o posto de 1° suplente. Em 2022, assumiu o cargo temporariamente.

Propõe um mandato com ênfase em ações na saúde e na segurança pública. Pretende reunir comerciantes, policiais militares e guardas municipais para discutir soluções ao uso de drogas em ruas de Caxias.

João Uez (Republicanos) – 6.830 votos

Foto: Samuel Maciel/Divulgação

Apesar de transitar na gestão pública desde os 11 anos, João Uez alça um cargo eletivo pela primeira vez aos 32. É bacharel em Direito e mora no bairro Salgado Filho. Cresceu como voluntário em gabinete de vereador. Com 22 anos, foi o secretário municipal mais jovem de Caxias, na pasta de Desenvolvimento Econômico da gestão Alceu Barbosa Velho (PDT). Foi titular de diversas secretarias, entre elas, Urbanismo (SMU) e Meio Ambiente (Semma) no atual governo. Recebeu prêmios de habitação e de sustentabilidade por conta do trabalho de regularização fundiária desempenhado na SMU.

Na Câmara, terá como bandeiras a desburocratização de processos e a discussão do Plano Diretor e da nova lei das águas. Pretende atuar pela descaracterização da bacia do Samuara para uma área industrial, e para atender demandas relacionadas a regularização fundiária e a valorização do agricultor.

Daiane Mello (PL) – 5.034 votos

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

Daiane Mello, 37 anos, é moradora do bairro Fátima. É mãe, casada e formada em Relações Públicas. Atua há 20 anos como líder comunitária na região onde vive. Recebeu, neste ano, a Medalha Mérito Comunitário da Câmara de Vereadores, que premia personalidades locais pelo trabalho voluntário em favor da comunidade. Daiane concorreu a vereadora em 2012, 2016 e 2020, ocasiões em que ficou na suplência do MDB. Em algumas oportunidades assumiu o cargo temporariamente.

Promete, durante o mandato, atuação comunitária e, também, ações nas áreas da saúde, educação e inclusão.

Andressa Mallmann (PDT) – 3.491 votos

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

Os casos de maus tratos aos animais levaram a empresária Andressa Mallmann, 40 anos, a entrar na política. Filiada ao PDT, tornou-se vereadora já na primeira vez em que concorreu. Fundou e é presidente da ONG Sem Raça Definida, de Caxias, que atende a animais vítimas de crueldade. É protetora e ativista há mais de 15 anos e coordena uma hotelaria/spa para cães e gatos. Nasceu em Veranópolis, mas mora em Caxias do Sul há duas décadas.

Andressa promete atuação na causa e bem estar animal, pretendendo unir ONGs e protetores independentes com intuito de discutir quais são as principais demandas do segmento na cidade.

Aldonei Machado (PSDB) – 3.362 votos

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

Formado em Gestão Comercial, Aldonei Machado tem 39 anos, é pai e mora no loteamento Treviso, na Zona Leste da cidade. Nasceu no interior caxiense, no distrito de Criúva, filho de Aldo Machado e Claudete Machado. Atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa gaúcha nos últimos anos. Em 2020 concorreu ao pleito municipal e ficou na suplência pelo PSD, com 1.202 votos.

Pretende atender demandas do interior da cidade, como garantir a implantação de uma escola agrícola em Fazenda Souza. Defende o fortalecimento da infraestrutura e o desenvolvimento sustentável.

Rodrigo Weber (PSB) – 3.213 votos

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

Rodrigo Weber, 39 anos, é nascido e criado no bairro Planalto. É pai, bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e já trabalhou na Marcopolo. Ingressou na política em 2012, quando se filiou ao PSB e desempenhou cargo de assessor parlamentar. Conduziu a Direção-Geral da Câmara de Vereadores nos anos de 2016, 2018 e 2023. É presidente da Associação de Moradores do bairro Planalto II, e atuou, entre 2021 e junho deste ano, nas secretarias de Urbanismo e de Obras do governo Adiló Didomenico (PSDB).

Projeta um mandato guiado por proporcionar mais dignidade e servir ao bem comum para além da região do Planalto. Quer atender a pautas relacionadas a infraestrutura, zeladoria urbana, regularização fundiária, desenvolvimento econômico e saúde.

Capitão Ramon (PL) – 3.089 votos

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

Ramon Teles, 32 anos, é capitão do Exército, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro. Tem bacharelado em Administração e em Educação Física. É filho do Daril e da Nida, e mora no bairro Bela Vista. A vereança será o primeiro passo de Ramon na política.

Entre as prioridades do mandato, irá propor o aumento do efetivo da Guarda Municipal, o desenvolvimento de um aplicativo de telemedicina e a criação de uma escola municipal cívico-militar.

Edson da Rosa (Republicanos) – 2.653 votos

Foto: Arquivo/Câmara Caxias

Duas décadas atrás, Edson da Rosa era eleito pela primeira vez como vereador, cargo em que atuou por quatro ciclos. Volta à Câmara, agora, aos 60 anos. Casado com Marivane, tem três filhas, é avô e mora no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Pós-graduado em Marketing e bacharel em Ciências Contábeis, participa de movimentos católicos e é capitão da reserva do Exército. Foi o primeiro vereador negro eleito em Caxias, e atuou como presidente da Casa em 2013. No currículo político, também exerceu o posto de secretário da Educação. Concorreu a vice-prefeito em 2020 na chapa de Édson Néspolo (então PDT).

Planeja desenvolver projetos para desburocratizar e agilizar serviços públicos. Irá propor pautas envolvendo tecnologia na educação e subsídio a professores, cuidadores e educadores no ambiente escolar. Pretende fortalecer a segurança alimentar com ações a partir do Banco de Alimentos.

Cláudio Libardi (PCdoB) – 2.591 votos

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

Cláudio Libardi, 29 anos, é mestre em Direito e juventudista. Atua como advogado do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, além de ter um escritório de advocacia. Cresceu na Zona Leste, entre os bairros Cruzeiro e Bela Vista, e hoje mora no Centro com a companheira Laís Andreazza. Na política, foi coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UCS. Em 2020, disputou o pleito como candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Pepe Vargas (PT), que foi superada no 2° turno.

Libardi afirma que seu mandato focará na defesa dos trabalhadores, no desenvolvimento econômico e na ciência e tecnologia. Terá ações voltadas a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Pedro Rodrigues (PL) – 2.350 votos

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

Natural de Arroio do Tigre, Pedro Rodrigues, 46 anos, mora na maior cidade da Serra há mais de 20 anos. Tem três filhos e é casado com Elisandra Rodrigues. Paralelo à política, atua como empresário no ramo automotivo. É vice-presidente do PL Caxias, que elegeu outros quatro vereadores. Concorreu ao Legislativo em 2016 e em 2020, quando somou 864 votos pelo PSC. Pelo mesmo partido, tentou vaga na Assembleia Legislativa do RS em 2018, mas não se elegeu.

Destaca que trabalhará na Câmara pela saúde e pela educação. Prevê legislar em favor do empreendedorismo, do esporte automotivo e dos princípios e valores judaico-cristãos.

Andressa Marques (PCdoB) – 2.171 votos

Foto: Samir Tuffy/Divulgação

Andressa Marques, 28 anos, é natural de Itaqui, mas mora em Caxias do Sul desde os oito. É formada em Serviço Social. Atuou no movimento estudantil em instituições da cidade e também na presidência da União da Juventude Socialista (UJS/Caxias do Sul). Na eleição passada fez 1.360 votos para vereadora e atingiu a 1ª suplência do PCdoB. Assumiu o cargo temporariamente em 2021.

Considera como sua bandeira o movimento comunitário e afirma que seu trabalho será voltado aos projetos sociais e à aproximação com as comunidades.

Lucas Suzin (PRD) – 2.101 votos

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

Lucas Suzin tem 25 anos e será o vereador homem mais jovem da próxima legislatura. É empresário e mora na localidade de Boca da Serra, no distrito caxiense de Fazenda Souza. Possui Ensino Medio completo, e exerceu o cargo de subprefeito do distrito em que vive durante episódios recentes de chuvas extremas. Disputou uma vaga na Câmara em 2020, pelo Patriota, atingindo a suplência com mil votos.

Projeta atender a demandas do agricultor, como a qualificação de estradas do interior, além de atuar em favor do empreendedorismo, da redução de impostos e de costumes conservadores.

Sandra Bonetto (Novo) – 1.814 votos

Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

Há 30 anos na ‘lida comunitária’, Sandra Bonetto, 45, é presidente da Associação de Moradores de Bairro (Amob) Forqueta. Já foi subprefeita da região administrativa, situada na região Oeste da cidade. Possui graduação em relações públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Considera como suas bandeiras a agricultura, pela atuação no interior da cidade, e a cultura, segmento em que desempenhou cargos em entidades.

Leia mais