ELEIÇÕES 2024

Confira como foi o debate entre os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul

Adiló Didomenico (PSDB), Denise Pessôa (PT), Felipe Gremelmaier (MDB) e Maurício Scalco (PL) encerraram a série de embates realizados pelo Grupo RSCOM em cinco cidades da Serra Gaúcha

Candidatos Adiló, Scalco, Felipe e Denise responderam perguntas mediadas pelo comunicador Fabiano Pereira
Candidatos Adiló, Scalco, Felipe e Denise responderam perguntas mediadas pelo comunicador Fabiano Pereira | Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

O debate entre os candidatos Adiló Didomenico (PSDB), Denise Pessôa (PT), Felipe Gremelmaier (MDB) e Maurício Scalco (PL) foi realizado nesta quarta-feira (2), na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), com transmissão ao vivo pela Rádio Viva 94.5 FM e pelas páginas do Leouve no YouTube e no Facebook, além de cobertura digital pelo Instagram. O mediador foi o comunicador da Rádio Viva FM, Fabiano Pereira.

Clique e assista o debate entre Adiló, Denise, Felipe e Scalco

Este foi último de uma série de encontros promovidos pelo Grupo RSCOM em cinco municípios da Serra Gaúcha, dentro da cobertura especial das Eleições 2024.

Bloco 1

No primeiro bloco, por meio de sorteio da ordem de participação, os candidatos responderam perguntas da comunidade, apresentadas em vídeo e que abordaram temas como saúde, cuja pergunta foi respondida por Felipe Gremelmaier. Na sequência, Adiló respondeu sobre projetos para transporte, Denise a respeito da educação, e Scalco com relação a saneamento básico. 

Em seguida, os candidatos responderam sobre temas formulados pelo Departamento de Jornalismo do Grupo RSCOM, juntamente com o MobiCaxias, a respeito do projeto Caxias 2040. A petista abriu a rodada respondendo sobre o Plano de Mobilidade Urbana. Para o emedebista, o tema sorteado foi o desenvolvimento econômico de Caxias do Sul. O candidato do PL foi questionado sobre habitação. Para o postulante à reeleição, o assunto sorteado foi sobre o turismo. 

Bloco 2

O segundo segmento foi de debate direto entre os candidatos. Ele começou com temas dirigidos. A ordem das respostas foi feita por sorteio prévio. Felipe abriu a rodada perguntando sobre tecnologia e inovação para Adiló, que questionou Denise sobre o saneamento e preservação ambiental.  Por sua vez, ela perguntou sobre as propostas de Scalco para a agricultura. Encerrando a rodada, ele perguntou a Felipe sobre planos para a assistência social. 

Bloco 3

O bloco foi de confrontos de ideias e planos de governo com temas livres. O primeiro candidato a perguntar foi sorteado: Maurício Scalco abriu a rodada perguntando para Denise Pessôa sobre o Auxílio Reconstrução. Ela inquiriu os projetos de Gremelmaier a respeito de saúde, que lançou o tema Codeca para Adiló. Fechando a rodada, o tucano provocou Scalco sobre saneamento básico e enfrentamento de tragédias climáticas. 

Na rodada de inversão, quem saiu perguntando foi Denise Pessôa, que questionou o candidato do PL a respeito das formas de participação popular na administração municipal. Dando sequência, foi a vez de Scalco perguntar para Felipe sobre projetos de logística da cidade. Já o emedebista provocou Adiló Didomenico com relação ao desenvolvimento do turismo do município. Encerrando o segmento, o candidato de situação se dirigiu à Denise, para que ela avaliasse o que ele considera como falta de obras federais em Caxias do Sul. 

Bloco 4

O bloco final do debate seguiu com temas livres, abrindo com Felipe perguntando para Denise sobre diálogo e união da sociedade caxiense. Ela perguntou para Scalco sobre projetos de educação de turno integral para estudantes da cidade. Dando sequência, o questionado inquiriu o atual prefeito sobre o investimento do superávit anunciado pelo Executivo. Encerrando a rodada, Adiló perguntou a Felipe sobre o posicionamento dele com relação à parceria público-privada (PPP) da educação infantil.

A última rodada do debate começou com a pergunta de Adiló Didomenico, que escolheu Felipe Gremelmaier para responder sobre propostas de melhoria da saúde pública do município. O candidato do MDB escolheu o do PL para lançar a pergunta sobre grandes obras para Caxias do Sul. Maurício Scalco questionou Denise Pessôa a respeito do protagonismo das lideranças sobre a ampliação do Hospital Geral. Encerrando o debate, a candidata perguntou a Adiló sobre a execução do programa de regularização fundiária Reurb-S.

O que disseram os candidatos após o encontro:

Adiló Didomenico:“Sempre o debate tem os momentos mais acalorados, mas nós estamos tranquilos. Vamos segurar a régua alta. A população nos conhece e não merece assistir ataques, ofensas ou eventualmente informações que não são verídicas. Nós vamos fazer de tudo para manter um alto nível nesse debate. Temos enormes desafios. A gente sabe aonde estão os problemas de Caxias, seja investindo na infraestrutura, já começamos recapeamento das ruas, sinalização, elevadas. A saúde precisa e nós estamos trabalhando com telemedicina, compra de exames, consultas e cirurgias, fazendo esforço muito grande. Mas também temos que entender que a demanda por procura na saúde aumentou muito depois da pandemia. Então, tenha certeza que junto com o Néspolo, nós faremos uma grande administração”.

Denise Pessôa: “Eu estou muito feliz com o trabalho que a gente vem desempenhando. Viemos trabalhando nas comunidades, ouvindo as pessoas para construir um plano de ação. Ouvindo o interior, a área urbana. O nosso plano de ação continua aberto. Quem quiser contribuir pode entrar no nosso site. A gente entende que Caxias precisa voltar a ser protagonista, voltar a ser humana. Eu quero ser a primeira mulher prefeita e cuidar da nossa cidade, como uma mãe cuida do seu filho. A cidade parece um pouco descuidada. São relatos, como por exemplo a questão da saúde, do transporte, a educação infantil. Eu me proponho, sim, a priorizar esses temas que são tão caros para nossa cidade”.

Felipe Gremelmaier: “Tenho certeza que a gente conseguiu debater aqui muito o pensamento de Caxias do Sul. Está claro as quatro formas de pensar a cidade. Nós temos o nosso pensamento de futuro. Entender aquilo que foi feito em Caxias e pode ser retomado. A gente acredita muito na eleição. O crescimento da campanha é muito forte, nos últimos dias. Nós temos muito para entregar para a cidade. Tem um pensamento de futuro, um plano de governo muito bem elaborado e que comunga, em muito, com aquilo que Caxias necessita, para que se possa pensar o futuro de 10, 20, 30 anos para frente em Caxias do Sul”.

Maurício Scalco: “Nós pudemos trazer nossas ideias, propostas para Caxias do Sul. Propostas que foram criadas escutando os bairros de Caxias, as comunidades junto com especialistas. Encontramos soluções para Caxias, que são plausíveis de serem implantados. Então, é muito importante esse debate para a gente poder trazer essas ideias e mostrar para Caxias, que a gente tem como resolver problemas que a antiga política criou e não trouxe soluções até hoje. E sempre existe a promessa da solução que não chega. Nós queremos mudar a cidade de Caxias, transformar Caxias, mantendo que está bom, melhorando que não está, e fazendo o que nunca foi feito para tornar Caxias, a cidade grande que todos sonhamos”.

Série de debates

O Grupo RSCOM realizou cinco debates. Além de Caxias do Sul, foram mais quatro, em setembro. O primeiro ocorreu em Flores da Cunha, no dia 5. Depois, foram realizados encontros de candidatos a prefeito de  Garibaldi (10), Bento Gonçalves (24) e Farroupilha (30).  

No próximo domingo (6), as emissoras e canais digitais do Grupo RSCOM realizarão uma cobertura especial das eleições municipais. A transmissão nas emissoras de rádio iniciam às 8h.