ELEIÇÕES 2024

Confira como foi o debate entre os candidatos a prefeito de Caxias do Sul

Adiló Didomenico (PSDB) e Maurício Scalco (PL) participaram do último da série de seis embates realizados pelo Grupo RSCOM, em cinco cidades da Serra Gaúcha

Adiló e Scalco debatem temas de interesse da população, mediados pelo comunicador Fabiano Pereira
Adiló e Scalco debatem temas de interesse da população, mediados pelo comunicador Fabiano Pereira | Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

Os candidatos ao segundo turno das eleições à prefeitura de Caxias do Sul Maurício Scalco (PL) e Adiló Didomenico (PSDB), participam de debate nesta quinta-feira (24), na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).  O encontro tem transmissão ao vivo pela Rádio Viva 94.5 FM e pelas páginas do Leouve no YouTube e no Facebook, além de cobertura digital pelo Instagram. O mediador do debate é o comunicador da Rádio Viva FM, Fabiano Pereira.

Com 38,04% dos votos, Scalco, da coligação “O Futuro é Agora”, conquistou o primeiro lugar nas urnas na primeira fase do pleito. Já Adiló, da coligação “Juntos por Caxias, Juntos no Rumo Certo”, emplacou o segundo lugar, com 27,50% dos votos.

Bloco 1

No primeiro bloco, além da apresentação de um minuto de Adiló e Scalco, seis duelos entre os dois candidatos, com os temas que serão sorteados junto às coligações, minutos antes do início do encontro. Serão abordados assuntos pontuais e de relevância para os moradores de Caxias do Sul. Neste bloco, os dois candidatos tiveram 30 segundos para formular as perguntas, um minuto para as respostas, mais um minuto para a réplica e outros 30 segundos para a tréplica. 

Scalco abriu a rodada perguntando a Adiló sobre o Caso Magnabosco. Na inversão de perguntas, o tucano pergunto ao liberal, sobre a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os próximos temas foram sobre prevenção de desastres climáticos, Festa da Uva, folha de pagamento dos servidores públicos e Lei das Águas,  

Bloco 2

O segundo segmento começou com uma pergunta de Adiló, que inquiriu Scalco sobre a acusação de conchavo feita contra ele pelo candidato do PL. Em seguida, Scalco perguntou sobre a utilização do fundo eleitoral na campanha. Outras questões abordadas pelos postulantes à prefeitura foram pavimentação de ruas, política pública de saúde da mulher, e o edital de licitação dos serviços funerários. 

No final do debate, os dois candidatos tiveram dois pedidos de direito de resposta de 30 segundos aprovados pela comissão especial. Scalco se defendeu de uma declaração de Adiló de que ele teria perdido a condição de réu primário por ter recebido uma intimação do Ministério Público. Já Adiló contestou afirmação do adversário sobre  ofensas pessoais, principalmente, relacionadas a integrantes da família.

Este foi último de uma série de seis encontros promovidos pelo Grupo RSCOM, em cinco municípios da Serra Gaúcha, dentro da cobertura especial das Eleições 2024.

O que disseram os candidatos após o encontro:

Adiló Didomenico: O debate sempre é o momento de poder colocar algumas propostas a mais do eleitor. Debate dentro da sua normalidade. Apenas lamentar as ofensas pessoais que temos sofrido. Lamento muito o senhor e a senhora que está em casa. Tenho certeza que não gosta de ver isso. Quem divide a cidade na campanha não une depois, na hora de governar. Precisamos de união e de paz. Nós temos que governar para todos. Não temos conchavo e nem acordo com o partido nenhum. Tem que acabar com essa coisa triste, que toda hora tentam imputar a mim. Queremos o voto de todos os cidadãos, porque no dia seguinte, nós temos que governar para todos. É assim que nós temos feito neste primeiro mandato”.

Maurício Scalco: “É muito importante a população pode assistir e ouvir ao mesmo tempo no debate, propostas, e notou que não está tudo sendo entregue. Não está tudo sendo feito. Temos que fazer com que a saúde atenda uma fila gigante, que hoje é de 30 mil pessoas esperando uma simples consulta, 20 mil pessoas esperando um exame de saúde em Caxias. e mais de 5.000 pessoas numa fila para fazer uma cirurgia. Pessoas adoecendo por falta de diagnóstico e muitas, quando chegam na reta final, não tem mais solução. Então, nós vamos priorizar a saúde. Vamos investir muito para salvar a vida das pessoas e dar dignidade para essas pessoas”.

Cobertura especial

O Grupo RSCOM realizou seis debates, sendo cinco no primeiro turno e um no segundo. O primeiro ocorreu em Flores da Cunha, no dia 5 de setembro. Depois, foram realizados encontros de candidatos a prefeito de  Garibaldi (10), Bento Gonçalves (24) e Farroupilha (30). No dia 2 de outubro, ocorreu o debate entre os quatro candidatos de Caxias do Sul. Além de Scalco e Adiló, participaram Denise Pessôa (PT) e  Felipe Gremelmaier (MDB). 

A cobertura contemplou ainda, 19 entrevistas individuais com candidatos a prefeito de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Flores da Cunha e Arroio do Sal, no primeiro turno. Além disso, duas entrevistas, sendo uma com Adiló e outra com Scalco, na quinta e sexta-feira, 17 e 18 de outubro. 

O segundo turno das eleições municipais ocorrem no próximo domingo, dia 27 de outubro, com votação das 8h às 17h.

Clique e assista o debate entre Adiló e Scalco