Antonio Cettolin (MDB) foi o participante do quinto dia da agenda de entrevistas organizada pelo Grupo RSCOM com os candidatos às prefeituras de cinco municípios da Serra e um do Litoral Norte. Ele concorre ao Executivo de Garibaldi pela coligação ‘Estamos Juntos Garibaldi’. A candidata a vice-prefeita é Simone Agostini, também do MDB. A aliança política conta ainda com os partidos PDT, União Brasil, PSD e Federação PSDB/Cidadania.
A transmissão ocorreu no final da manhã desta sexta-feira (30) e teve uma hora de duração, em live pelo Facebook do Portal Leouve, e reproduzida das 18h às 19h pela Rádio Band Serra Gaúcha FM 106.1, de Garibaldi. O bate-papo com Cettolin foi mediado pelo coordenador da emissora, o jornalista Felipe Vicari.
Prefeito de Garibaldi, por quatro mandatos, Cettolin respondeu sobre diversos temas do plano de governo.
Confira algumas declarações do candidato:
Saúde
“Saúde é projeto número 1. Tem que ser humanizada. Visitei amigos no Hospital São Pedro e vi que os quartos pelo SUS são um calor imenso. Vamos repassar verba para o hospital comprar ar-condicionado. Também colocar dentista à noite, no PAM [posto central] para o trabalhador que trabalha o dia todo. Vamos entregar medicamentos para os idosos em casa e continuar com a fisioterapia domiciliar. Implantaremos a clínica da saúde da mulher e a clínica da saúde do homem. Garibaldi tem mais de 80 autistas. Por isso, vamos criar um centro de acolhimento especializado para receber os autistas e os pais, com psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e enfermeiros para acolher essas pessoas”.
Educação
“Nós temos o projeto do turno integral para nossas escolas e das creches dos quatro aos nove anos. De manhã na escola, de meio-dia almoço e, à tarde, atividades diversas para os alunos. Quando o aluno chega a 10 anos, no contraturno, ele vai fazer curso no Senai, de computação. Mas as nossas escolas não estão todas preparadas para receber o turno integral. Aí que entra a Escola Santo Antônio, onde uma parte do dia o aluno fica na sua escola e, no outro turno, vai desenvolver atividades lá. Também um projeto em que vamos envolver as entidades empresariais para incentivar nos jovens a capacidade de construir. Além disso, vamos fornecer uniforme e o kit escolar, e ainda garantir a bolsa do transporte universitário para os alunos que pagam o transporte para estudar na rede municipal”.
Abastecimento de água
“O município tem um contrato com a Corsan, que foi privatizada. Nós não podemos ceder uma vírgula nesse aspecto. Estamos elaborando uma minuta para que o município contrate uma auditoria para verificar essas questões de falta de água e também das cobranças abusivas. Nós não podemos aceitar e o prefeito tem responsabilidade. Outra coisa é que essa empresa que assumiu a Corsan tem um plano de investimento. Inclusive eu participei quando foi explanado, em Bento Gonçalves, há seis meses, o projeto que eles têm para atender os municípios, e nós vamos cobrar muito porque, nesse momento, quem tem que agir é a empresa que adquiriu a Corsan”
Preservação ambiental
“Ao longo da história, Garibaldi fez um trabalho para a separação do lixo orgânico, e nas escolas municipais foi muito intensificado. As famílias também entraram nesse sistema de separar o lixo. Visitei a associação dos separadores e me assustei de ver o lixo misturado, pessoas trabalhando de forma insalubre. Temos que ter a separação e o destino correto, como também as embalagens dos agrotóxicos, que são altamente poluidores. Pensando em meio ambiente e tudo aquilo que aconteceu [enchentes], nós temos que estar preparados. No nosso plano de governo já vamos contratar uma pessoa exclusiva para trabalhar juntamente com as entidades, com a Corsan, com os órgãos ambientais, para enfrentarmos esses desafios. Nós temos o Conselho Municipal do Meio Ambiente que, inclusive, fez um plano municipal de arborização.
Transparência
“Quando eu era prefeito, a cada quadrimestre ia para a Câmara de Vereadores prestar contas. Tudo que era feito estava exposto para nossa comunidade. Tudo era feito de forma muito transparente, e nós vamos continuar sendo transparentes. Em 16 anos que eu estive frente à prefeitura, todas minhas contas foram aprovadas pela Câmara e pelo Tribunal de Contas. Isso me dá garantia, segurança, e me dá o entusiasmo de continuar nesse caminho tão bonito, para servir à nossa comunidade. Poder estender a nossa mão e dizer ‘estamos aqui, juntos. Queremos que você estude, vá em frente, conquista teu espaço’ e aí a comunidade avança melhor”.
Preservação do patrimônio cultural
“Nós temos orgulho em dizer que 33 prédios históricos foram preservados. Nosso patrimônio histórico é imensamente importante. Por parte da municipalidade, na Secretaria de Segurança, que compreende também essas questões, vamos conversar com o nosso futuro secretário, fazer um trabalho junto com os bombeiros para fazer uma verificação. Conversar com todos os envolvidos para saber como isso se encontra”.
Demais entrevistas
As entrevistas do Grupo RSCOM seguem na próxima segunda-feira (02), com os concorrentes à prefeitura de Farroupilha. O primeiro será Jonas Tomazini (MDB). A agenda ainda prevê entrevistas com os demais candidatos do município, nos dias 3 (Pedro Pedrozo, PSB) e 4 (Dário Maciel, PRD) de setembro.
No dia 6, será a vez de Arroio do Sal. A série de sabatinas segue de 11 a 13, com os candidatos de Bento Gonçalves. A agenda encerra na semana seguinte, entre 16 e 19 de setembro, com os postulantes à prefeitura de Caxias do Sul.
Debates
O Grupo RSCOM irá realizar debates em cinco praças da Serra Gaúcha, sempre a partir das 20h. A ordem dos embates entre os candidatos será:
05/09: Flores da Cunha
10/09: Garibaldi
24/09: Bento Gonçalves
30/09: Farroupilha
02/10: Caxias do Sul