Cidades

Antonio Cettolin: “Nós podemos fazer muito mais; este é o momento”

Candidato da coligação ‘Estamos Juntos Garibaldi’ foi o segundo participante de Garibaldi, nesta sexta (30), da série de entrevistas promovidas pelo Grupo RSCOM , com transmissão pelo facebook do Portal Leouve e pela Band Serra Gaúcha 106.1 FM. Confira principais trechos

Foto: Claudia Chiele/Grupo RSCOM
Foto: Claudia Chiele/Grupo RSCOM


Antonio Cettolin (MDB) foi o participante do quinto dia da agenda de entrevistas organizada pelo Grupo RSCOM com os candidatos às prefeituras de cinco municípios da Serra e um do Litoral Norte. Ele concorre ao Executivo de Garibaldi pela coligação ‘Estamos Juntos Garibaldi’. A candidata a vice-prefeita é Simone Agostini, também do MDB. A aliança política conta ainda com os partidos PDT, União Brasil, PSD e Federação PSDB/Cidadania.

A transmissão ocorreu no final da manhã desta sexta-feira (30) e teve uma hora de duração, em live pelo Facebook do Portal Leouve, e reproduzida das 18h às 19h pela Rádio Band Serra Gaúcha FM 106.1, de Garibaldi. O bate-papo com Cettolin foi mediado pelo coordenador da emissora, o jornalista Felipe Vicari.

Prefeito de Garibaldi, por quatro mandatos, Cettolin respondeu sobre diversos temas do plano de governo.

Confira algumas declarações do candidato:

Saúde
“Saúde é projeto número 1. Tem que ser humanizada. Visitei amigos no Hospital São Pedro e vi que os quartos pelo SUS são um calor imenso. Vamos repassar verba para o hospital comprar ar-condicionado. Também colocar dentista à noite, no PAM [posto central] para o trabalhador que trabalha o dia todo. Vamos entregar medicamentos para os idosos em casa e continuar com a fisioterapia domiciliar. Implantaremos a clínica da saúde da mulher e a clínica da saúde do homem. Garibaldi tem mais de 80 autistas. Por isso, vamos criar um centro de acolhimento especializado para receber os autistas e os pais, com psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e enfermeiros para acolher essas pessoas”.

Educação
“Nós temos o projeto do turno integral para nossas escolas e das creches dos quatro aos nove anos. De manhã na escola, de meio-dia almoço e, à tarde, atividades diversas para os alunos. Quando o aluno chega a 10 anos, no contraturno, ele vai fazer curso no Senai, de computação. Mas as nossas escolas não estão todas preparadas para receber o turno integral. Aí que entra a Escola Santo Antônio, onde uma parte do dia o aluno fica na sua escola e, no outro turno, vai desenvolver atividades lá. Também um projeto em que vamos envolver as entidades empresariais para incentivar nos jovens a capacidade de construir. Além disso, vamos fornecer uniforme e o kit escolar, e ainda garantir a bolsa do transporte universitário para os alunos que pagam o transporte para estudar na rede municipal”.

Abastecimento de água
“O município tem um contrato com a Corsan, que foi privatizada. Nós não podemos ceder uma vírgula nesse aspecto. Estamos elaborando uma minuta para que o município contrate uma auditoria para verificar essas questões de falta de água e também das cobranças abusivas. Nós não podemos aceitar e o prefeito tem responsabilidade. Outra coisa é que essa empresa que assumiu a Corsan tem um plano de investimento. Inclusive eu participei quando foi explanado, em Bento Gonçalves, há seis meses, o projeto que eles têm para atender os municípios, e nós vamos cobrar muito porque, nesse momento, quem tem que agir é a empresa que adquiriu a Corsan”

Preservação ambiental
“Ao longo da história, Garibaldi fez um trabalho para a separação do lixo orgânico, e nas escolas municipais foi muito intensificado. As famílias também entraram nesse sistema de separar o lixo. Visitei a associação dos separadores e me assustei de ver o lixo misturado, pessoas trabalhando de forma insalubre. Temos que ter a separação e o destino correto, como também as embalagens dos agrotóxicos, que são altamente poluidores. Pensando em meio ambiente e tudo aquilo que aconteceu [enchentes], nós temos que estar preparados. No nosso plano de governo já vamos contratar uma pessoa exclusiva para trabalhar juntamente com as entidades, com a Corsan, com os órgãos ambientais, para enfrentarmos esses desafios. Nós temos o Conselho Municipal do Meio Ambiente que, inclusive, fez um plano municipal de arborização.

Transparência
“Quando eu era prefeito, a cada quadrimestre ia para a Câmara de Vereadores prestar contas. Tudo que era feito estava exposto para nossa comunidade. Tudo era feito de forma muito transparente, e nós vamos continuar sendo transparentes. Em 16 anos que eu estive frente à prefeitura, todas minhas contas foram aprovadas pela Câmara e pelo Tribunal de Contas. Isso me dá garantia, segurança, e me dá o entusiasmo de continuar nesse caminho tão bonito, para servir à nossa comunidade. Poder estender a nossa mão e dizer ‘estamos aqui, juntos. Queremos que você estude, vá em frente, conquista teu espaço’ e aí a comunidade avança melhor”.

Preservação do patrimônio cultural
“Nós temos orgulho em dizer que 33 prédios históricos foram preservados. Nosso patrimônio histórico é imensamente importante. Por parte da municipalidade, na Secretaria de Segurança, que compreende também essas questões, vamos conversar com o nosso futuro secretário, fazer um trabalho junto com os bombeiros para fazer uma verificação. Conversar com todos os envolvidos para saber como isso se encontra”.

Candidata à vice-prefeita, Simone Agostini, também participou da entrevista (Foto: Claudia Chiele/Grupo RSCOM)

Demais entrevistas

As entrevistas do Grupo RSCOM seguem na próxima segunda-feira (02), com os concorrentes à prefeitura de Farroupilha. O primeiro será Jonas Tomazini (MDB). A agenda ainda prevê entrevistas com os demais candidatos do município, nos dias 3 (Pedro Pedrozo, PSB) e 4 (Dário Maciel, PRD) de setembro.

No dia 6, será a vez de Arroio do Sal. A série de sabatinas segue de 11 a 13, com os candidatos de Bento Gonçalves. A agenda encerra na semana seguinte, entre 16 e 19 de setembro, com os postulantes à prefeitura de Caxias do Sul.

Debates

O Grupo RSCOM irá realizar debates em cinco praças da Serra Gaúcha, sempre a partir das 20h. A ordem dos embates entre os candidatos será:
05/09: Flores da Cunha
10/09: Garibaldi
24/09: Bento Gonçalves
30/09: Farroupilha
02/10: Caxias do Sul

Leia também:

Grupo RSCOM inicia série de entrevistas com candidatos a prefeito em Flores da Cunha a partir desta segunda-feira (26)