Política

Eleição suplementar pode não ocorrer em Garibaldi, afirma advogado

Eleição suplementar pode não ocorrer em Garibaldi, afirma advogado

Nesta quinta-feira (10), foi publicado no Diário da Justiça do Tribunal Regional Eleitoral de Garibaldi, a Resolução nº 381, que agenda novas eleições municipais para o município. A nova eleição está marcada para ocorrer no dia 3 de abril.

A reportagem do Portal Leouve buscou contato com Marco Túlio Aguzzoli, advogado de defesa de Alex Carniel e Sérgio Chesini, questionando sobre a movimentação do processo no Tribunal Superior Eleitoral. Segundo Aguzzoli, “essa designação [do Tribunal Regional Eleitoral] não é usual, por que o Supremo Tribunal Federal (STF) possui o entendimento de que só pode ser designada novas eleições após o pronunciamento do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E o processo recém chegou a Brasília, então vamos aguardar”, esclarece.

Acompanhe a manifestação de Marco Túlio Aguzzoli:

O novo pleito deverá ser realizado apenas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgar os recursos da defesa da chapa Alex Carniel e Sérgio Chesini, eleita em 2020. Prefeito e vice, respectivamente, foram afastados da gestão municipal em 2021 após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apontar crimes eleitorais na campanha política. Mesmo sem uma decisão oficialmente publicada pelo TSE, o Cartório Eleitoral de Garibaldi já está convocando mesários para a nova data da eleição municipal, marcada para o dia 3 de abril. Caso a decisão do TSE seja favorável a chapa Alex Carniel e Sérgio Chesini, prefeito e vice, respectivamente, poderão retornar aos cargos na gestão municipal, não havendo a necessidade de eleição suplementar no município.

Leia também:
Novas eleições municipais de Garibaldi são agendadas para o dia 3 de abril

Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM