Caxias do Sul

Eduardo Leite recebe e debate demandas da Serra Gaúcha na CIC, em Caxias do Sul

Principais assuntos abordados na reunião-almoço desta quarta-feira (5) foram a ERS-122 e o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha

(foto: ricardo gatelli/rscom)
(foto: ricardo gatelli/rscom)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), cumpriu agenda em Caxias do Sul nesta quarta-feira (5), na reunião-almoço da Câmara da Indústria e Comércio (CIC). Participaram da reunião autoridades militares e políticas, líderes empresariais e a comunidade caxiense.

Leite recebeu as demandas da Serra Gaúcha do presidente da CIC, Ivanir Gasparim. A principal reivindicação foi a duplicação da ERS-122, para facilitar a logística entre a Serra e a Região Metropolitana de Porto Alegre. “É inadmissível que um principais polos econômicos do estado não tenha uma ligação direta e totalmente duplicada até a capital. Já determinei a EGR (Empresa Gaúcha de Rodoviais) que elabore um projeto de duplicação para que, quando cedida a iniciativa privada, a obra possa ser realizada”, explicou o governador. Leite ainda afirmou que “vai acabar com EGR”, pois não é atribuição do estado administrar as rodovias.

Sobre o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, o tucano reafirmou o que foi acordado na reunião de terça-feira (4), em Brasília, entre Estado, Município e União. “As desapropriações e projeto do aeroporto ficam sob responsabilidade de Caxias do Sul, mas o importante é que há intendimento entre a prefeitura e o governo do estado. Sem jogar responsabilidade um no colo do outro, mas sim coordenando esforços. Se for necessário aporte de recursos por parte do estado, será feito”, explicou Leite.

O governador falou por cerca de uma hora e cinco minutos na bancada da CIC. O líder do Piratini apresentou dados do governo e ainda expôs a próximas medidas, como a reforma tributária prevista para o início de março e também sobre as privatizações, que devem começar no segundo semestre. Os principais alvos são o Banrisul, a Ceee, parte da Corsan e também a SulGás.