Política

Datena dá cadeirada em Pablo Marçal durante debate à prefeitura de São Paulo

A troca de provocações esquentou ainda mais quando Marçal chamou Datena de “arregão”. O apresentador perdeu o controle e agrediu Marçal com uma cadeirada

Datena dá cadeirada em Pablo Marçal durante debate à prefeitura de São Paulo
Datena dá cadeirada em Pablo Marçal durante debate à prefeitura de São Paulo

O debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, realizado pela TV Cultura neste domingo (15), foi manchado por uma troca acalorada de acusações e pela expulsão do candidato José Luiz Datena (PSDB) após agredir o ex-coach e candidato Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada. O evento teve que ser temporariamente interrompido e trouxe à tona os desentendimentos entre os dois candidatos.

A tensão começou quando Marçal – em papel típico ofensivo adotado na campanha – questionou Datena sobre sua candidatura, chamando “palhaçada” e insinuando que ele desistiria da corrida eleitoral, como já havia feito em outras ocasiões. Datena reagiu chamando Marçal de “bandidinho”, em referência à condenação do influenciador por furto qualificado em 2010. O apresentador também defendeu-se de antigas acusações de assédio, alegando que a suposta vítima havia se retratado publicamente.

A troca de provocações esquentou ainda mais quando Marçal chamou Datena de “arregão” e mencionou um suposto incidente em um debate anterior, onde Datena teria tentado agredi-lo. Em resposta, o apresentador perdeu o controle e agrediu Marçal com uma cadeira. O moderador Leão Serva interveio, anunciando um intervalo comercial. Ao retornar, informou que Datena havia sido expulso do debate em conformidade com o regulamento do evento. Marçal também foi advertido pela organização por ofensas verbais. O candidato do PRTB deixou o debate alegando mal-estar e foi levado ao Hospital Sírio-Libanês para atendimento médico.

Veja o momento da cadeirada de Datena em Marçal

 

Segundo nota oficial, divulgada nas redes sociais de Marçal, o candidato precisou “sair às pressas em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial”. A nota, que afirma que o ex-coach foi “covardemente agredido” por Datena, esclarece que o candidato está com “suspeitas de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar”. “Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo”, encerra o comunicado. Imagens logo após a agressão mostram Marçal ainda provocando Datena, sem sinais de fraturas. 

Já José Luiz Datena disse, em entrevista após o confronto, que sentiu-se agredido. “Tive que responder por uma coisa que eu não devia, não devo, e que eu não cometi, jamais cometi, uma barbaridade dessa contra a mulher, em momento nenhum e jamais cometeria. Eu dou minha palavra de honra”, disse Datena. “Me senti agredido, vi a figura da minha sogra [que morreu após a acusação de assedio]. Infelizmente, eu perdi a cabeça. Não devia ter perdido? Acredito que não, poderia ter simplesmente saído e ido embora para casa, teria sido melhor”, acrescentou o apresentador. Datena ratificou que será candidato até o final da campanha deste ano.