Rio Grande do Sul - O corpo do ex-governador Alceu de Deus Collares, que faleceu na madrugada desta terça-feira (24), será velado no Palácio Piratini nesta quarta-feira de Natal (25). O velório será aberto ao público das 11h às 16h. Após, haverá uma cerimônia de encerramento e o corpo será levado para o cemitério Jardim da Paz, onde será sepultado.
Alceu Collares governou o Rio Grande do Sul entre 1991 e 1995 e estava internado desde o dia 16 de dezembro no hospital Mãe de Deus. Ele tinha 97 anos e enfrentava um enfisema pulmonar há pelo menos uma década.
No decorrer da trajetória política, além de governador e prefeito de Porto Alegre, foi também vereador e cinco vezes deputado federal. Viveu em uma época de efervescência no país e pautou sua atuação na defesa de direitos trabalhistas e no destaque para a área da educação, bandeira histórica do trabalhismo ao qual teve a vida vinculada. Na carreira, e principalmente à frente dos mandatos executivos, criou e também enfrentou polêmicas.
Graduado em Direito após exercer uma série de profissões, era também poeta. Aos interlocutores, não se cansava de repetir que não podia ver um microfone que já começava a declamar. A oratória era uma de suas características marcantes, acompanhada pelo vozeirão e pelo sorriso largo, que fácil se transformava em gargalhada sonora. Com os três, ao longo de setenta anos, encantou aliados e desarmou adversários.
Fonte: Correio do Povo