Em todo o Brasil no próximo domingo ocorrem o primeiro turno das Eleições 2022. A data será decisiva para escolher os representantes políticos do país nos próximos anos, ou pelo menos, em alguns casos, os encaminhá-los aos segundo turno que ocorre no dia 30 de outubro.
Os eleitores de Caxias do Sul devem ficar atentos a alguns pontos que vão facilitar a locomoção e a votação neste primeiro turno. Dentre eles as alterações de locais de votação. A conferência pode ser feita direto no aplicativo E-título, por meio eletrônico, ou aqui no Portal Leouve, confira: Alterações e Novos locais de votação 2022. De acordo com o Cartório Eleitoral de Caxias do Sul cerca de 4 mil pessoas são impactadas com essa alteração.
Os demais eleitores podem conferir em suas respectivas zonas eleitorais.
A 16º Zona Eleitoral terá 54 locais de votação, divididos em 366 eleições. Ao todo 116.350 pessoas pertencem a esta zona.
Confira os locais: 16ª Zona Eleitoral
A 136º Zona Eleitoral terá 53 locais de votação, divididos em 364 eleições. Ao todo 112.462 pessoas pertencem a esta zona.
Confira os locais: 136ª Zona Eleitoral
A 169º Zona Eleitoral terá 55 locais de votação, divididos em 368 eleições. Ao todo 114.641 pessoas pertencem a esta zona.
Confira os locais:169º Zona Eleitoral
A população de Caxias do Sul também deve ficar atenta a alguns bloqueios e alterações de trânsito devido a organização para as eleições. Por exemplo, no sábado, dia 01, véspera da eleição, a Rua Garibaldi estará bloqueada ao trânsito no trecho entre as ruas Vinte de Setembro e Pinheiro Machado. Na quadra do cartório.
A partir das 7h heverá o carregamento das 1.094 urnas nos veículos que farão o transporte desde o depósito até os locais de votação, distribuídos em 27 roteiros. O carregamento está previsto para terminar as 9h, quando os veículos iniciam os deslocamentos. A Rua Garibaldi será liberada para o trânsito após as 9h
No dia das eleições, domingo, 02 de outubro, a Rua Garibaldi, entre as Ruas Bento Gonçalves e Pinheiro Machado estará bloqueada ao trânsito desde as 6h. O estacionamento já estará bloqueado desde as 24h da noite anterior para evitar que tenhamos que retirar veículos não autorizados.
Novamente, somente estarão autorizados a acessar a quadra em frente ao prédio dos Cartórios Eleitorais os veículos a serviço da Justiça Eleitoral e das Forças Policiais.
A Prefeitura de Caixas do Sul, definiu que o transporte coletivo será gratuito nesta data.
O que levar no dia das eleições?
Os locais de votação abrem suas portas às 8h e se encerram às 17h.
Os eleitores devem estar portando um documento com foto e o título de eleitor em papel ou no celular, através do aplicativo E-título. Lembrando que o celular não poderá adentrar junto com o eleitor na cabine de votação, deverá ficar em um local indicado pelo mesário na visão de todos. Também não será possível adentrar nos locais de votação armado.
As pessoas que indicaram nos seus títulos de eleitor que tem deficiência visual, não podem levar um fone de ouvido particular. O responsável pela mesa saberá da condição deste eleitor e fornecerá um fone de ouvido descartável.
Todos podem e devem levar as colinhas contendo os números de seus candidatos de preferência. Leia atentamente os cargos que aparecem na tela, após digitar os números confira se seu candidato escolhido aparece corretamente na tela e após confirme. Qualquer divergência um mesário deve ser acionado imediatamente para registrar o erro em ata.
Na mesa o voluntário que está trabalhando tem uma tela que mostra em qual cargo o eleitor está votando, apenas o cargo, não aparece o voto que a pessoa insere. O equipamento serve de orientação para que o eleitor seja auxiliado em caso de dúvidas.
Lei seca
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul definiu que não haverá Lei Seca nestas eleições de 2022. Portanto, está liberada a venda e consumo de bebidas alcoólicas.