ELEIÇÕES 2024

Confira a entrevista com Adiló Didomenico (PSDB), candidato a prefeito de Caxias do Sul

O tucano foi o primeiro concorrente do segundo turno ao Executivo municipal a ser entrevistado no Jornal Leouve. O encontro foi transmitido ao vivo pela Rádio Viva 94.5 FM e pelas páginas do portal no Facebook e no YouTube

Adiló Didomenico falou sobre plano de governo, apoios políticos e avaliou o resultado no primeiro turno das eleições
Adiló Didomenico falou sobre plano de governo, apoios políticos e avaliou o resultado no primeiro turno das eleições | Foto: Reprodução

O candidato a prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), foi o primeiro a ser entrevistado no Jornal Leouve, no segundo turno das eleições municipais. A entrevista ocorreu na edição desta quinta-feira (17).

O bate-papo com Adiló foi transmitido ao vivo pela Rádio Viva 94.5 FM e pelas páginas do Leouve no Facebook e no YouTube. Foram 30 minutos de conversa com o editor-chefe de Jornalismo do Grupo RSCOM, Ariel Griffante; e o coordenador Maicon Rech.

Adiló concorre à reeleição pela coligação Juntos por Caxias, Juntos no Rumo Certo. No primeiro turno, ele conquistou 64.537 votos (27,5% dos votos válidos). falou sobre a estratégia de campanha para a eleição do dia 27 de outubro, plano de governo e alianças.

Confira as principais declarações:

Resultado e perspectiva: “Nós sabíamos que o candidato que se intitula de extrema direita levaria uma certa vantagem, em função da característica do eleitorado caxiense. Nós fizemos uma administração, não pensando na futura eleição, e sim, fazendo o que precisava ser feito. Eu tenho certeza que agora é uma nova eleição, e o eleitor vai pensar muito. Olhar a biografia, a história, o passado de cada candidato. Não dá para fazer do voto um instrumento de protesto, porque depois são quatro anos que a gente tem que conviver com essa realidade”

Reversão: “Caxias conhece a nossa história. A gente tem essa confiança por parte do caxiense, porque não prometo facilidade. Prometo aquilo que pode ser feito e tentar construir junto uma Caxias melhor, que está preparada para o desenvolvimento. É importante lembrar que nós pegamos a prefeitura em meio uma pandemia. Tivemos enormes problemas na área de saúde com a receita caindo e a despesa disparando. Fizemos muitas entregas e, hoje, Caxias está preparada para decolar e junto com o Néspolo, vamos fazer muitas outras entregas para o cidadão”.

Top 3 das propostas: “Vamos ter que trabalhar forte a pavimentação de ruas, porque elas estão com muitos buracos, oriundos de excesso de obras que nós fizemos e também o período de chuvas. Vamos criar Secretaria de Zeladoria, juntando todas as forças que hoje estão espalhadas em várias secretarias, para que a gente possa dar uma resposta melhor. Já colocamos no orçamento para chamar 70 novos guardas municipais. Colocar a presença física deles permanentemente nas praças, nos paradões, inibindo ações criminosas. Além de tudo isso, na área da saúde, está no nosso plano do governo, a Upa da Zona Sul”.

Apoio do MDB: “Algumas propostas do MDB nós já estamos olhando. Na área do esporte, o Felipe é uma pessoa que tem especialidade. Assumimos o compromisso de sair já colocando em prática, porque nós temos o maior valor do Fiesport do Estado. A gente precisa investir muito a questão da ciclovia. Infelizmente, os projetos. no passado. não tínhamos essa cultura. Não é uma crítica a nenhum governo, porque o importante é olhar para trás e ver o quanto que se fez de asfaltamento do interior. Isso é bom mas agora nós precisamos incorporar a esses novos trechos a questão da ciclovia e o Felipe traz isso muito forte muito presente”.

Melhor candidato: “Eu acho que a forma de lidar com as pessoas, de entender e aceitar os que pensam diferente, aceitar o contraditório como uma forma de construção. Nunca mudamos a nossa convicção política. Os adversários nos conhecem. Eu nunca vacilei em reconhecer que sou um liberal de centro-direita, mas que tem facilidade quando o interesse é público. Dialogar com aqueles que têm uma opção política diferente, sempre que o interesse é público. Enfrentamos batalhas e isso nos favorece. Eu e a vice-prefeita Paula Ioris somos oriundos da Câmara de Vereadores e, agora, novamente o Néspolo com a experiência de vereador, secretário e chefe de gabinete”.

A ordem dos participantes ocorreu por meio de sorteio. Nesta sexta-feira (18), será a vez do candidato Maurício Scalco (PL), da coligação O Futuro é Agora.

Debate

Na quinta-feira da próxima semana (24), os dois candidatos participam do debate promovido pelo Grupo RSCOM. O encontro começa às 18h, na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.

O embate entre Adiló e Scalco terá duração de uma hora, dividido em dois blocos, um com temas direcionados e outro com temas livres.

Clique e confira a íntegra da entrevista: