O vereador Maurício Scalco (PL) abriu nesta segunda-feira (14) a rodada de reuniões-almoço (RA) promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) com os candidatos a prefeito de Caxias do Sul no 2° turno das Eleições 2024. Scalco, que tem como postulante à vice-prefeita Gladis Frizzo (PP), apresentou ao público o plano de governo da coligação O Futuro é Agora (composta por PL, PP, Novo e Podemos) e os projetos que colocará em prática caso seja eleito no dia 27. Na próxima segunda (21), Adiló Didomenico (PSDB), que concorre à reeleição, subirá ao palco da entidade para divulgar suas propostas.
Scalco afirmou que, sob sua eventual gestão, Caxias assumirá um papel de protagonismo regional. Defendeu uma prefeitura que facilite a chegada de investimentos e a geração de emprego e renda.
“Caxias tem que estar de portas abertas. Vamos gerar empregos e a ascensão social virá junto”, projeta.
O candidato do PL também teceu críticas à gestão Adiló, especialmente quanto ao serviço prestado nas áreas da saúde e da infraestrutura, e citou propostas para esses segmentos. Listou, ainda, ações para educação, segurança e mobilidade urbana.
Scalco prometeu construir 32 novas escolas públicas e expandir instituições já existentes com a implantação de salas de aula modulares para dar conta da fila de pedidos por vaga na Educação Infantil. Na saúde, assegurou que o foco será cessar a espera por consultas, exames e cirurgias. Pretende estender o atendimento de postinhos para até às 22h, em um projeto chamado UBS do Trabalhador.
“São quatro mil crianças esperando vagas em creches, e não tem escola perto delas. Na saúde, faremos um chamamento público para reduzir a fila de exames, cirurgias e consultas. Trinta mil pessoas estão esperando por uma simples consulta, vinte mil esperando por um exame e cinco mil por uma cirurgia. As pessoas estão adoecendo e quando chegam lá na frente, ficam muito tempo nos hospitais, o que custa muito caro, além de muitas perderem a vida antes do diagnóstico”, disse Scalco.
Atração de investimentos
Durante a agenda, o candidato entregou o plano de governo da coligação a representantes de entidades empresariais e sindicatos patronais. Scalco garantiu que vai se reunir a cada dois meses com lideranças da indústria e comércio para absorver demandas e possibilitar parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.
O representante do PL propõe a criação do programa Pra Frente Caxias, que atraia empresas e investimentos por meio da revisão do Plano Diretor e da Lei das Águas. O vereador tem a ideia de viabilizar a elaboração contínua de projetos para captar recursos federais.
Outras propostas citadas são a implantação de um banco de talentos para promoção da qualificação profissional e mão de obra. Ele reforçou a intenção de guiar uma ‘modernização’ da prefeitura por meio da digitalização de processos e da elaboração de um aplicativo que permita ao cidadão acessar serviços pelo celular.
Expectativas do empresariado
Na abertura, o presidente da CIC, Celestino Oscar Loro, elencou ações vistas pela entidade como prioritárias, como apoio à construção do Aeroporto Regional de Vila Oliva e ao Porto Meridional de Arroio do Sal; comprometimento com melhoria da mobilidade urbana; liderança nos projetos de ocupação da Maesa, de melhor uso da Festa da Uva, de duplicação do perímetro urbano da BR-116; e resolução ao trabalho informal no Centro da cidade. Há expectativa, também, por privatizações e redução dos gastos públicos.
O futuro governo deverá se basear, segundo o presidente da CIC, na administração de recursos públicos com responsabilidade, na defesa da democracia e da segurança jurídica, e na promoção da liberdade econômica.