A Câmara de Vereadores concedeu na noite desta segunda-feira (26), a três personalidades do município, o Certificado Destaque Cultural 2018. Instituído no ano passado, o Título premia os esforços de artistas farroupilhenses que alcançaram relevantes atuações artísticas. O Grupo Fêmina, representando a dança; Leandro Ávila e Família, na música e o Nei Tempi del Filó, na categoria folclore foram os agraciados deste ano.
Os homenageados foram escolhidos por um colegiado composto por membros da Comissão Parlamentar de Educação, Conselho Municipal de Cultura e Secretaria de Turismo de Farroupilha. Em sessão os artistas mostraram um pouco de seus trabalhos aos vereadores e público presente. Os parlamentares parabenizaram os Destaques Culturais e enalteceram a importância de incentivar os artistas que utilizam sua arte como profissão.
O trio entra na recente lista de artistas já homenageados com o título Destaque Cultural. Em 2017 os escolhidos foram: Ronda Charrua (dança), Pedro Pedrozo (folclore), Nômade Coletivo (misto), Dolores Maggioni (literatura) e Coral Tramontina (música).
Grupo Fêmina: Sob a direção de Fabiana Corá, são dezenas as bailarinas que integram o tradicional Grupo de dança do município. A Fêmina alcançou em 2017 o feito de apresentarem-se na Disney, EUA, feito esse, que se repetiu neste ano com nova apresentação no Disney Performing Arts.
Nei Tempi del Filó: Com canções, trajes e gastronomia típica dos italianos o grupo é reconhecido por manter viva esta tradição entretendo os turistas e repassando esta cultura para as futuras gerações. O Nei Tempi tornou-se uma associação em 2002, possuindo uma sede própria em 2007, em sua história, destaca-se a produção do curta “Coisa que a Serra Fala”, protagonizado por dois dos 40 membros, o casal Expedito e Natália Copelli.
Leandro Ávila e Família: Ligados ao Santuário de Caravaggio desde 2010, a família Ávila harmoniza as liturgias das missas durante a semana no Santuário. Sua forte ligação religiosa levou Leandro, em 2013 a ser o único gaúcho a apresentar-se na Jornada Mundial da Juventude, evento em que contou com a presença do Papa Francisco.