Política

Câmara de vereadores: 92 cargos emergenciais na saúde são aprovados em Bento

Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM
Foto: Gabriel Pfeifer / GrupoRSCOM

Em sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, um total de 92 cargos emergenciais na área da saúde foram autorizados nas respectivas votações.

Um total de 15 cargos de enfermeiros são relativos a PLO 100/2020 e que foram aprovados por ampla maioria de votos. Já a PLO 101/2020, também aprovada por ampla maioria, autoriza a contratação de 25 técnicos de enfermagem.

Aprovada por unanimidade de votos, a PLO 102 autoriza a contratação de 31 agentes comunitários de saúde. A criação de mais 21 cargos para auxiliar de odontologia também foi aprovada. Os vereadores reforçaram a importância de atendimentos na área da saúde realizados nas casas das pessoas.

Dentre os argumentos das bancadas que se mostraram favoráveis às aprovações, estão a falta de profissionais da saúde em algumas unidades do município, como a do Bairro São João e a do Distrito de Faria Lemos.

Já o único voto contrário a contração de enfermeiros e técnicos de enfermagem, teve como argumento a necessidade de enxugar os cargos públicos, ainda mais em meio a um período no qual a pandemia mostra uma redução nos seus números no município, bem como o fato de se tratar de contratações emergenciais por um curto período, não havendo necessidade para tal.

Ressalta-se que as contratações em questão foram aprovadas, mas que não necessariamente serão executadas.