Política

Bolsonaro retorna ao Brasil após quase três meses nos EUA

Ex-presidente foi recebido com festa, mas também investigação da Polícia Federal

(Foto: Reprodução/Internet)
(Foto: Reprodução/Internet)

Jair Bolsonaro (PL) está de volta ao Brasil. O ex-presidente retornou na manhã desta quinta-feira (30), por volta das 6h40min, em avião comercial vindo de Orlando. Um esquema de segurança foi montado para monitorar a chegada do política após ficar 89 anos nos Estados Unidos.

Cerca de 200 pessoas com bandeiras do Brasil e vestidas de verde e amarelo se concentraram na saída da área de desembarque internacional para receber o ex-presidente. Porém, a saída foi conduzida pelos fundos do hangar da Polícia Federal (PF). Agentes do Corpo de Bombeiros do setor de inteligência da Polícia Militar reforçaram a segurança no local.

Bolsonaro seguirá para a sede do PL, no Complexo Brasil 21. Participarão da comitiva que recepcionará o ex-presidente a ex-Primeira Dama, Michelle Bolsonaro, o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e o secretário de relações institucionais da legenda, general Braga Netto. Na próxima semana,  Bolsonaro assume formalmente a função de Presidente de Honra do PL, com salário de R$ 33 mil.

A PF confirmou que intimou o ex-presidente a depor na próxima quarta-feira (5), sobre o caso dos três conjuntos de joias recebidos da Arábia Saudita. Já na chegada ao Brasil, Bolsonaro foi questionado sobre o assunto e declarou que “nada foi escondido.” “Eu não sei porque esse escândalo todo. Nada foi extraviado, nada sumiu. Nada foi escondido. Ninguém vendeu nada. Acho que a questão desses três pacotes [de joias] está resolvida. Se eu tivesse pegado escondido, ninguém teria conhecimento.” A investigação, entretanto, segue em curso.

O retorno de Bolsonaro era esperado também pela parcela da população que ainda enxerga nele a principal oposição ao governo Lula (PT). Entretanto, já no Brasil, o político foi enfático ao afirmar que não pretende ter esse papel. “Não vou liderar nenhuma oposição. Vou participar com o meu partido, como uma pessoa experiente, 28 anos de Câmara, quatro de presidente, dois de vereador e quinze de Exército, para colaborar com o que eles desejarem, como a gente pode se apresentar para manter o que tiver de ser mantido e mudar o que tiver de ser mudado