
Caxias do Sul - A Câmara Municipal de Caxias do Sul realizará, na próxima quarta-feira (19), uma audiência pública para discutir o fim da escala 6×1 e a PEC 148/2025, que reduz a jornada semanal de trabalho sem corte salarial. A Comissão de Saúde (CS) organizou o encontro, que começará às 14h, na Sala das Sessões Deputado Nadyr Rosseti (Plenário), e reunirá representantes do Executivo Municipal, do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
O presidente da CS, vereador José Abreu Jack (PDT), explicou que a comissão decidiu convocar a audiência após receber demandas de sindicatos e centrais sindicais. Ele afirmou que a escala 6×1 interfere diretamente na vida e na saúde dos trabalhadores.
“Como diretor sindical e ex-soldador da Marcopolo, já enfrentei essa discussão quando os empresários tentaram implementar a escala 6×2. O ponto central, pra mim, é o bem-estar das famílias. Essa escala afeta a saúde do trabalhador, o convívio e o lazer”, disse.
O debate contará com a presença do senador Paulo Paim, da deputada federal Denise Pêssoa e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Pepe Vargas (PT). Além de José Abreu Jack, integram a Comissão de Saúde os vereadores Juliano Valim (PSD), Estela Balardin (PT), Capitão Ramon (PL) e Andressa Marques (PCdoB).
Audiência
A audiência pretende abrir espaço para que parlamentares, entidades e trabalhadores apresentem propostas e argumentos sobre mudanças na jornada laboral, tema que mobiliza diferentes categorias profissionais e sindicatos de todo o país.