RECONHECIMENTO

Associação que cuida de crianças em vulnerabilidade é declarada como de utilidade pública em Caxias do Sul

De autoria do vereador Edson da Rosa, a proposta para a Associação São Vicente de Paulo foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (28)

Foto: Pietra Lima / Câmara Caxias / Divulgação
Foto: Pietra Lima / Câmara Caxias / Divulgação

Foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (28), a declaração de utilidade pública para a Associação São Vicente de Paulo – Savipa, prevista no projeto de lei n.º 141/2025, em Caxias do Sul. Fundado em 2017, o grupo é destacado pelo projeto Filhas da Caridade, destinado a crianças em situação de vulnerabilidade social, atuando na comunidade São Vicente de Paulo. A titulação consiste em exigência legal, para a instituição poder participar de inúmeros projetos, como parcerias com órgãos públicos municipais, institutos e fundações. A proposição partiu do vereador Edson da Rosa/REPUBLICANOS e aguarda sanção do Executivo.

Diante dos integrantes do projeto, que ocuparam a plateia do plenário, o proponente destacou a associação como um exemplo de caridade em Caxias. Agradeceu ao Padre Diego Rihl Bettoni pela dedicação à comunidade e pelo compromisso em transformar a vida de todos que passam pelo projeto.

De acordo com o autor, nos anos seguintes, o projeto foi ampliado, passando a atuar nos bairros Canyon, Belo Horizonte, Centenário e Vale Verde. Da expansão foram originados outros projetos, como Vira Virou, voltado a eventos esportivos para as crianças; Missões São Vicente, que realiza visitas às famílias dos participantes, promovendo orientações sobre direitos sociais; ABC São Vicente, ambiente de reforço escolar; e Oratório Farol, que atende no contraturno escolar.

No projeto de lei, estão expostos os seguintes números referentes à atuação da associação: mais de 849 cestas básicas entregues diretamente em visitas domiciliares; acompanhamento de mais de 36 gestantes; atendimento continuado de mais de 183 crianças; mais de 300 crianças beneficiadas em eventos promovidos; distribuição de 45 kits completos de material escolar para crianças da rede pública municipal; e o encaminhamento de 28 crianças para regularização documental.

Hoje, a Savipa atua no âmbito intermunicipal, incluindo cidades afetadas pela calamidade pública das enchentes de 2024, como Canoas.