1ª MULHER

Adriane Perin será a primeira mulher a presidir a Famurs

Prefeita de Nonoai venceu eleição interna do PP e deve ser aclamada pelos 497 prefeitos gaúchos; mandato será de um ano

Foto: Reprodução/CP
Foto: Reprodução/CP

A prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira (PP), foi escolhida para assumir a presidência da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ela será a primeira mulher a comandar a entidade em seus mais de 45 anos de história.

A definição ocorreu na noite de sexta-feira (11), durante eleição interna do Partido Progressista, que indicou seu nome com 174 dos 282 votos — o equivalente a cerca de 62%. Também disputavam a vaga os prefeitos Volmir Rodrigues (Sapucaia do Sul), com 91 votos, Marcos Corso (Três de Maio), com 10, e Schamberlaen Silvestre (Cambará do Sul), com 7.

A escolha segue um acordo entre as siglas que mais elegeram prefeitos no estado. Cabe ao PP, que liderou em número de prefeituras nas eleições de 2024, a presidência da Famurs em 2025. Nos três anos seguintes, a direção será alternada entre MDB, PDT e PL.

O nome de Adriane ainda será submetido a uma assembleia com todos os 497 prefeitos do Rio Grande do Sul, mas a expectativa é de aclamação. A nova gestão da entidade também contará com seis vice-presidentes, indicados por diferentes partidos.

Nos próximos dias, Adriane Perin de Oliveira deve se reunir com o atual presidente da Famurs, Marcelo Arruda (PRD), para iniciar a transição e definir a data da posse. O mandato será de um ano.

Reeleita em 2020 para comandar a Prefeitura de Nonoai, Adriane venceu com 5.050 votos, o equivalente a 65,35% dos válidos, superando os candidatos Dentista Marcos (Republicanos) e Professor Nelson (PT).

Sobre a Famurs

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) representa os 497 municípios gaúchos por meio de 29 associações regionais. Atua pelo fortalecimento do municipalismo, defendendo a descentralização de poder, a revisão do pacto federativo e reformas de interesse local. As decisões são discutidas em Assembleias Gerais com participação das associações e, em temas relevantes, com todos os prefeitos. A entidade também promove assessoramento e capacitação de gestores, buscando melhorias na administração pública que impactam diretamente a população.

*Com informações de Correio do Povo