A ação da Brigada Militar (BM) que culminou com sete ladrões de banco mortos na cidade de Paraí, na Serra Gaúcha, é considerada como exitosa pela corporação. Na madrugada desta sexta-feira (6), os criminosos tentavam assaltar duas agências bancárias quando foram descobertos e interceptados por policiais do setor de inteligência do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO/Serra – Caxias do Sul) e 3° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3° Bpat) de Bento Gonçalves.
Conforme o comandante do CRPO/Serra, coronel Glauco Alexandre Braga, os bandidos escolheram o seu destino quando decidiram confrontar os PMs.
“O objetivo da corporação jamais é esse. Mas, a partir do momento que nossos homens são colocados em risco, que a população é colocada em risco, que o marginal opta em vir pro confronto, ele sabe o que pode acontecer com ele. Neste caso houve sete óbitos. Não é motivo de comemoração nunca. São perdas humanas. Porém, escolheram seu destino quando partiram para o confronto com a Brigada Militar”, salienta Glauco.
O retrospecto de ações policiais em combate às ações criminosas organizadas na Serra, principalmente voltadas para estabelecimentos comerciais e agências bancárias, é positivo. Ainda assim, algumas quadrilhas tentam cometer este tipo de crime na região.
“É uma região rica, que movimenta um numerário grande em agências bancárias e empresas e sempre se torna alvo de quadrilhas. Mas, não lograram êxito nas últimas (Ibiraiaras, Jaquirana e Cotiporã, por ex). O que nos permite ficar um período sem essas tentativas de ataque a agências bancárias dando tranquilidade pra comunidade”, completa o comandante do CRPO.
A ação
A cidade de Paraí, com pouco mais de 7 mil habitantes, foi palco de um confronto intenso entre policiais da Brigada Militar (BM) e criminosos que tentavam assaltar duas agências bancárias na madrugada desta sexta-feira (6). Como resultado, sete ladrões morreram no tiroteio.
Imagens gravadas por moradores da cidade serrana mostram a pronta resposta aos crimes. Em um primeiro momento, policiais do setor de inteligência do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO/Serra) tiveram conhecimento da possibilidade do roubo por volta das 22h30min de quinta-feira (5) e foram de Caxias do Sul a Paraí, com apoio de agentes da Força Tática do 3° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3° Bpat) de Bento Gonçalves. Foram mobilizadas duas equipes do CRPO Serra e duas do 3° Bpat.
Já na cidade, os PMs se depararam com dois veículos sujos de poeira e suspeitaram da movimentação. Os agentes se posicionaram nas imediações e ouviram quando os criminosos chegaram ao local quebrando as vidraças do Banco do Brasil e atirando pra cima.
Do lado oposto à agência na Avenida Castelo Branco, os policiais do setor de inteligência do CRPO/Serra ordenaram que os criminosos, armados, se rendessem e erguessem as mãos. O vídeo mostra que após a determinação, disparos são efetuados pelos bandidos. A partir daí, ouve reação por parte dos PMs e três ladrões morreram no interior da agência.
Logo na sequência, as imagens mostram quando os policiais vão atrás de outros quatro criminosos que estavam nas redondezas do Sicredi. Lá houve novo confronto e mais quatro bandidos morreram. Nenhum policial ficou ferido.
Os ladrões estavam em dois veículos em situação de roubo. Além dos carros, os criminosos portavam oito máscaras, uma metralhadora, quatro espingardas calibre .12 e duas pistolas. Até o momento, eles não foram identificados.
O local foi isolado para o trabalho da Polícia Civil e Instituo Geral de Perícias (IGP).