Tanques de contenção de Caxias do Sul têm capacidade para armazenar 66,1 milhões de litros de água pluvial

Município conta atualmente com 102 reservatórios que são responsáveis por acumularem água da chuva coletada e controlarem a liberação para o restante da rede

Publicado por
16:28 - 21/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Tanques de contenção de Caxias do Sul têm capacidade para armazenar 66,1 milhões de litros de água pluvial

Foto: Ícaro de Campos/ Divulgação

Atualmente Caxias do Sul conta com seis tanques de contenção construídos pela Prefeitura. Eles estão localizado nos bairros São José, Pôr do Sol, Fátima Baixo e Pio X, além de dois reservatórios no Parque da Festa da Uva. Os reservatórios são responsáveis por acumularem água da chuva coletada por bueiros e controlar a liberação para o restante da rede.

O Samae também construiu uma bacia de retenção no bairro Serrano. Outros 21 reservatórios menores são oriundos de novos loteamentos e 75 são de edificações individuais. No total, a cidade conta com 102 reservatórios de água pluvial. Juntos, eles têm capacidade para armazenar 66.131.500 litros de água da chuva.

De acordo com o Departamento de Manejo de Águas Pluviais (DMAP), da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), responsável pelo planejamento e gestão dos sistemas de manejo de águas pluviais do Município, a cada novo loteamento na cidade é exigido ao loteador a construção de reservatórios de águas pluviais de acordo com o tamanho da sua área. Além disso, o novo Código Municipal de Edificações estabelece que construções com área igual ou superior a 500m² também precisam instalar tanques de contenção.

Além disso, com investimento de R$ 25 milhões oriundos de financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) a Prefeitura vai construir mais quatro grandes tanques de contenção. Os novos reservatório serão na Villa Brasil (2), De Lazzer e no Petrópolis. Além de impactar os bairros das imediações, o objetivo também é conter o grande volume de água que desde para a região Sul da cidade.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp