
Bento Gonçalves - Um incêndio atingiu três residências na Rua Fortunato João Rizzardo, no bairro Borgo, em Bento Gonçalves, na tarde deste sábado (31). Segundo a 3ª Companhia de Bombeiros Militar, uma das casas foi totalmente destruída pelas chamas, outra teve cerca de 50% da estrutura atingida e a terceira sofreu danos na parede, no telhado e pela ação da fumaça.
O fogo começou por volta das 12h30 e, conforme os bombeiros, teve início em um quarto no andar superior da primeira residência, provocado por um curto-circuito. O imóvel, de construção mista e com dois pavimentos, foi completamente consumido pelas chamas, resultando em perda total.
A segunda casa, localizada nos fundos do terreno e de alvenaria, teve a parte frontal atingida. O calor intenso destruiu grande parte dos móveis, mas um dos quartos permaneceu intacto. No local, a moradora mantinha um acervo histórico da Fenavinho, que está em processo de catalogação.
Resgate de Relíquias
Após a estabilização da área, os bombeiros acompanharam a moradora até a residência e retiraram duas caixas contendo os vestidos usados pelas duas primeiras soberanas da Festa Nacional do Vinho. A moradora também recebeu orientações sobre os procedimentos de segurança para a retirada do restante do material preservado.
A terceira residência não foi atingida diretamente pelo fogo, mas sofreu danos em razão da exposição ao calor e da fumaça.
Detalhes do combate
Durante o atendimento, os medidores de energia da região foram desligados, mas foi constatada a presença de eletricidade na primeira casa atingida. Um bombeiro sofreu choque elétrico e teve ferimentos na mão ao cair no chão. Por segurança, o combate às chamas foi interrompido até a chegada das equipes da RGE, que realizaram o desligamento total da rede. Após isso, o trabalho foi retomado.
No combate ao incêndio, foram utilizados três caminhões e cerca de 15 mil litros de água. Brigada Militar e Guarda Civil Municipal também prestaram apoio na ocorrência.






Apesar da gravidade da situação, não houve registro de feridos. O Samu foi acionado para atender pessoas que inalaram fumaça.