
O número de incêndios em residências unifamiliares registrados nos primeiros dias de 2026 em Caxias do Sul chamou a atenção da comunidade. Foram 17 ocorrências até o dia 20 de janeiro, quase o triplo do registrado no mesmo período de 2025, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar.
Apesar disso, o total geral de atendimentos realizados pela corporação neste início de ano é menor do que nos dois anos anteriores. De 1º a 20 de janeiro de 2026, os bombeiros atenderam 201 ocorrências, contra 274 em 2025 e 243 em 2024.
Incêndios residenciais cresceram, mas total segue dentro da rotina
Nos primeiros 20 dias de janeiro, o total de incêndios registrados em Caxias do Sul foi de 47 ocorrências em 2026. Esse é o mesmo número de 2025 e é superior a 2024, que teve 36 registros.
O que muda de forma significativa é o tipo de ocorrência. Em 2026, foram 17 incêndios em residências unifamiliares, enquanto em 2025 esse número foi de apenas 5, e em 2024, 10.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a corporação atende, em média, 10 ocorrências por dia no município, envolvendo desde combate a incêndios até atendimentos pré-hospitalares, incluindo salvamentos veiculares, manejo de insetos, vegetais e outras situações típicas da atividade.
Prevenção exige atenção redobrada dentro de casa
A corporação reforça que alguns cuidados são essenciais para reduzir riscos, especialmente dentro das residências. Entre as principais recomendações estão:
- Evitar sobrecarga do sistema elétrico: não ligar vários aparelhos na mesma tomada e observar sinais como aquecimento excessivo de fios e disjuntores desarmando com frequência;
- Verificar a validade e o estado dos componentes do gás de cozinha (GLP): itens como mangueiras e reguladores devem estar dentro do prazo de validade e com selo do Inmetro;
- Impedir o acesso de crianças a meios de ignição: materiais como fósforos, isqueiros, velas e outros objetos que possam provocar fogo devem ser guardados longe do alcance dos pequenos.
O que fazer em caso de incêndio em residência?
Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros Militar orienta que a prioridade seja sempre a preservação da vida. Confira:
- Retire imediatamente todas as pessoas e animais do interior da edificação;
- Ligue para o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193, informando a localização exata do imóvel;
- Desligue a energia elétrica da edificação, acionando o disjuntor geral, caso isso possa ser feito com segurança;
- Não retorne ao imóvel para buscar pertences, pois muitas vítimas fatais de incêndios se feriram ou morreram ao tentar voltar para dentro da residência;
- Se for possível e seguro, inicie o combate ao fogo com os meios disponíveis no local, como mangueiras de jardim, até a chegada dos bombeiros