
Foi identificado como Lucas da Silva Alves, 16 anos, o adolescente que morreu em um acidente de trabalho em Caxias do Sul na tarde desta sexta-feira (17). O jovem é velado na capela da Igreja São Cristóvão em Ana Rech. Ele será sepultado no bairro neste sábado (18), às 16h30min.
O acidente aconteceu em uma empresa é do setor de pneus localizada às margens da RSC-453 (Rota do Sol), no bairro São Ciro. O adolescente manobrava a empilhadeira numa lomba quando perdeu o controle e o veículo tombou. Os Bombeiros e o Samu foram acionados para o resgate, mas Lucas não resistiu aos ferimentos.
O Ministério do Trabalho esteve na empresa após o acidente. Conforme o fiscal do Trabalho, Bruno Aranha, o procedimento é padrão quando acontecem acidentes com morte no ambiente de trabalho. O objetivo é analisar as condições da empresa e determinar as causas do acidente. O fato da vítima ser menor de idade torna o assunto ainda mais delicado, como relata o fiscal:
“A situação é mais grave. Menor de idade operando uma máquina pesada dessa não é permitido por lei. Agora, será investigado o porquê desse menor estar aqui, qual a relação dele com a empresa e ver como essa situação se configurou”.
O Instituto Geral de Perícias (IGP) esteve no local para analisar a cena do acidente. Inclusive, um drone foi utilizado para ajudar a entender o local do tombamento. A Polícia Civil é a responsável pela investigação criminal.