TORNADO

Tempestade mata duas pessoas e destrói casas no Oeste de Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina, em uma análise preliminar, identificou a ocorrência de fenômenos extremos, como uma microexplosão atmosférica — conhecida como downburst

Cenário de destruição aponta para ocorrência de tornado | Foto: Bombeiros / Divulgação
Cenário de destruição aponta para ocorrência de tornado | Foto: Bombeiros / Divulgação

Fortes temporais atingiram o Oeste de Santa Catarina na tarde desta sexta-feira (9) e mataram duas pessoas nas cidades de Palmitos e Caibi. Árvores caíram durante a tempestade e atingiram diretamente as vítimas.

A MetSul Meteorologia registrou rajadas de vento que ultrapassaram os 100 km/h em diferentes pontos da região. A Defesa Civil de Santa Catarina, em uma análise preliminar, identificou a ocorrência de fenômenos extremos, como uma microexplosão atmosférica — conhecida como downburst — na cidade de Itapiranga.

Esse tipo de fenômeno, segundo os meteorologistas, provoca ventos extremamente intensos que descem da base das nuvens e se espalham com força devastadora ao atingir o solo. A destruição acontece em poucos minutos e com intensidade concentrada.

Impacto

Em Palmitos, município mais afetado, o temporal destelhou casas, derrubou árvores, provocou a destruição parcial de imóveis e deixou ao menos 893 residências sem energia elétrica. O vento também derrubou árvores sobre a BR-158, que teve trechos bloqueados.

As imagens da devastação e a análise dos especialistas da MetSul indicam a possibilidade de que um tornado tenha atingido a zona rural de Palmitos. A área afetada mostra clareiras com árvores decepadas, o que reforça essa hipótese.

Equipes de resgate e técnicos da Defesa Civil seguem no local para avaliar os danos e prestar atendimento às famílias atingidas.