O avanço de uma frente fria sobre o Sul do Brasil pode provocar neve na Serra Gaúcha a partir da próxima quinta-feira (29). O alerta foi emitido neste domingo (23) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê queda acentuada de temperatura.
De acordo com o Inmet, o fenômeno será provocado pelo encontro de uma massa de ar frio intensa com o ar quente presente na região. Isso favorece a formação de geadas e, em áreas de maior altitude, a ocorrência de neve.
Temperaturas negativas e geada ampla
A partir de terça-feira (27), a frente fria deve alcançar o Rio Grande do Sul. Isso provocará instabilidade e queda brusca nas temperaturas. As mínimas devem ficar entre -3°C e -5°C nas regiões mais altas da Serra Gaúcha. Isso inclui lugares como São José dos Ausentes, Cambará do Sul, Gramado e Canela.
Há previsão de geada ampla em diversos pontos do Sul a partir de quarta-feira (28). Há possibilidade de ocorrência também no sul de Mato Grosso do Sul.
“O choque das massas de ar quente e frio, favorecido pelo avanço do sistema frontal, poderá provocar, inicialmente, tempo severo nos estados do Sul e em áreas entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além da chuva, haverá queda brusca das temperaturas sobre essas áreas”, informou o Inmet.
Massa polar pode atingir outras regiões
O frio também deve atingir Santa Catarina, Paraná, parte do Sudeste e até regiões da Amazônia Ocidental, como Rondônia, Acre e o sul do Amazonas. Um anticiclone que acompanha a frente fria empurrará o ar polar para latitudes mais baixas.
Na quinta-feira (29), a massa de ar frio deve provocar queda de temperatura também em São Paulo e no sul do Rio de Janeiro.