JAGUARÃO

Região Sul do Estado tem alagamentos devido às fortes chuvas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segue aviso de chuvas intensas para o Rio Grande do Sul

Ruas e casas ficaram alagadas por causa do grande volume de precipitação, cerca de 140 milímetros em uma hora.
Ruas e casas ficaram alagadas por causa do grande volume de precipitação, cerca de 140 milímetros em uma hora. | Foto: Rafael Techera/Reprodução

Jaguarão foi um dos municípios mais afetados pelas chuvas fortes que atingiram a região Sul do Rio Grande do Sul, neste sábado (02). Ruas e casas ficaram alagadas por causa do grande volume de precipitação, cerca de 140 milímetros em uma hora. Não há um balanço de quantos imóveis tiveram danos.

A chuva forte também causou alagamentos dentro de residências, em Arroio Grande, outro município do Sul do Estado. Foram 14 residências afetas e diversas rus alagadas, conforme a Defesa Civil. Não há desabrigados ou desalojados e situação já está normalizada no município.
Em Pelotas, a chuva foi de menor intensidade. Houve registro de pontos de alagamento no bairro Laranjal, mas não há informações sobre danos em imóveis.

Novo alerta segue valendo para o RS

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há um aviso de chuvas intensas para o Rio Grande do Sul. O alerta amarelo tem grau de severidade classificado como “perigo potencial”.

De acordo com o Inmet, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h (milímetros por hora), ou até 50 milímetros no decorrer do dia. Também há possibilidade de ventos intensos de 40 a 60 km/h (quilômetros por hora). O aviso tem validade até as 10h desta segunda-feira.

As áreas em risco neste alerta amarelo emitido para o RS são: Norte, Serra gaúcha, Litoral Norte, região metropolitana, região dos Vales, região Sul e Costa Doce. Também há risco em parte da região Central, parte da região da Campanha e parte do Noroeste do RS, conforme o Inmet.