
A manhã e o início da tarde desta segunda-feira (28) foram marcados por fortes ventos provocados por um ciclone extratropical que atingiu o estado e o litoral do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, os ventos chegaram a 105 km/h, e sinistros como quedas de postes, árvores e destelhamentos foram registrados em diversas cidades da região litorânea. Com este cenário, a Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, junto aos órgãos de segurança, está centralizando os atendimentos em um único contato para garantir apoio seguro e eficiente à população.
Conforme o prefeito Luciano Pinto, o objetivo é agilizar o atendimento de ocorrências e tranquilizar a população neste momento.
“Primeiro, antes de tudo, q ueremos tranquilizar a todos, o vento está se acalmando e não deverá persistir. E, aquilo que acontecer, como destelhamento, queda de postes ou árvores, pedimos que entrem em contato conosco, passando endereço e localização”, afirmou o prefeito.
O alerta mais importante neste momento é com relação a redes elétricas, ainda energizadas. Ao precisar de atendimento, a Prefeitura orienta a população a entrar em contato pelos seguintes canais de atendimento:
- Defesa Civil: (51) 99556-4910
- Corpo de Bombeiros: (51) 99821-9404
Fornecimento de lonas
Além do atendimento às ocorrências, a Prefeitura e os órgãos de segurança disponibilizam lonas para os moradores que tiveram as suas casas destelhadas. Em caso de necessidade, a solicitação pode ser feita diretamente pelos contatos disponibilizados. “O fenômeno de ventos fortes aconteceu em todas as cidades do litoral e todos estão enfrentando problemas sérios. Mas orientamos que a população fique tranquila, busque abrigo e evite o deslocamento enquanto os ventos persistirem”, orienta o assessor de segurança do município, Coronel Gustavo Maciel.
Previsão para as próximas horas
Segundo os boletins da Defesa Civil, a tendê ncia é de que o quadro meteorológico se normalize nas próximas horas. No entanto, por volta das 15h40min desta segunda-feira (28), um novo alerta foi emitido, com atenção moderada para rajadas de vento entre 70 km/h e 80 km/h, especialmente no litoral Médio, Norte e Nordeste do estado (vigência até às 18h).
A previsão para esta terça-feira (29) é de continuidade da chuva, mas com diminuição da intensidade dos ventos. A Prefeitura, em conjunto com os órgãos de segurança, seguirá monitorando as condições climáticas e informando a população sobre a situação