Moradores de 436 municípios do Rio Grande do Sul já responderam a Pesquisa de Percepção de Riscos de Desastres Pela População Gaúcha. A iniciativa é do governo do Estado, por meio da Casa Militar e da Subchefia de Proteção e Defesa Civil. O levantamento é realizado via formulário online e permanece disponível para respostas até 23 de outubro.
O objetivo do estudo é compreender como os gaúchos percebem os riscos e desastres no Estado. Podem participar todos os residentes nos 497 municípios com mais de 18 anos. A meta é alcançar cerca de 9 mil pessoas, com uma divisão proporcional entre zonas rural e urbana para abranger diferentes perfis e melhorar a comunicação de risco.
Desde o lançamento, em 8 de setembro, foram registradas 6.162 respostas. As regiões com maior participação são o Litoral, os Vales e a região de Passo Fundo. O município de Osório foi o que mais respondeu, com 215 participações.
Quanto ao perfil, 43% têm entre 36 e 50 anos e 46% possuem ensino superior completo. A pesquisa também mostra que 56% são do sexo feminino e 79% moram em áreas urbanas.
As respostas são cruciais para identificar o crescimento da percepção de risco nas comunidades e a eficácia dos protocolos de comunicação. Os resultados vão passar por análises quantitativas e qualitativas para avaliar a efetividade dos protocolos de comunicação e percepção da população.