BIGUÁ

O que esperar do tempo após estragos causados por ciclone no Rio Grande do Sul

O ciclone subtropical Biguá passou pelo estado trazendo vento intenso que deixou centenas de milhares de pessoas sem luz, estragos em diferentes cidades e dois feridos

ciclone fez estrutura de quadra de esportes desabar em Butiá com dois feridos
ciclone fez estrutura de quadra de esportes desabar em Butiá com dois feridos | Foto: Corpo de Bombeiros Voluntário

Nesta segunda-feira, o que restou do ciclone Biguá atua no Oceano Atlântico e se afasta do estado, sendo absorvido por um ciclone extratropical no mar. O tempo, entretanto, não firma no estado gaúcho. Muitas nuvens cobrem diversas regiões, sobretudo a metade leste, onde chove e garoa. Isoladamente pode chover forte, especialmente à tarde.

Apesar da instabilidade, podem ocorrer melhorias temporárias com aberturas. Na Fronteira Oeste e no Noroeste, o sol predomina. O vento cede com o afastamento do ciclone, mas o Litoral Norte ainda tem rajadas esporádicas.

Na terça-feira, o sol aparece com nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul, mas áreas do Leste e do Nordeste do estado ainda podem ter alguns períodos com maior nebulosidade e chuva ou garoa bastante isolada. A temperatura se eleva mais no Oeste e no Noroeste, onde fica ao redor dos 30ºC em alguns pontos.

na quarta-feira o sol predominará no Rio Grande do Sul. O dia de tempo aberto vai favorecer uma maior elevação da temperatura. Vários pontos do Centro para o Oeste e o Noroeste do estado devem ter máximas de 30ºC a 33ºC, isoladamente superiores.

Na quinta-feira, por sua vez, o tempo volta a mudar no Rio Grande do Sul. Embora o sol apareça com nuvens em vários pontos do estado, a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza com chuva em diversos locais do território gaúcho, inicialmente a partir do Oeste e já cedo. Não se afasta chuva forte isolada e algum temporal localizado. Não chega a chover em todas as cidades do estado. A temperatura se eleva menos na maioria das regiões com aquecimento maior entre a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.

Já na sexta-feira, áreas mais ao Norte do estado e próximas de Santa Catarina devem ter mais nuvens e chance de chuva, até moderada a forte em alguns pontos. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens em meio a períodos de maior nebulosidade com chuva isolada de verão, mais da tarde para a noite. O dia será quente e abafado com marcas perto e acima de 30ºC em várias cidades.