PREJUÍZOS

Mais de 100 municípios decretaram emergência por causa da estiagem no RS

São 106 cidades que já decretaram situação de emergência para tentar amenizar os problemas; Um dos casos é Ibirubá, na região Norte

Mais de 100 municípios decretaram emergência por causa da estiagem no RS
Foto: João Yandrei/ Prefeitura de Ibirubá

O Rio Grande do Sul enfrenta estiagem que já trouxe prejuízos para 109 cidades desde o início do ano. Destas, 106 já decretaram situação de emergência para tentar amenizar os problemas. Um dos casos é Ibirubá, na região Norte, onde o decreto de emergência passou a valer nesta quarta-feira (12), quando foi publicado.

Segundo o secretário de agricultura do município, Liberto Franck, os principais problemas ocorrem na zona rural.

“A chuva é irregular e em quantidade muito pequena em algumas localidades. Conforme os técnicos da Emater, apesar da previsão de precipitações na próxima semana, a situação não deve mudar”, lamenta.

Desde novembro, o município não é atingido por uma chuva considerável e a situação piorou neste mês. De acordo com o levantamento da Emater, em arrecadação o município já perdeu em torno de R$ 150 milhões em arrecadação com a estiagem.

“A principal perda está na soja, onde para uma produção de 62,5 sacos por hectare, em torno de 35 já foi perdido”, projeta.

Há prejuízos também na produção leiteira e na cultura do feijão. A prefeitura está levando água potável em algumas propriedades tanto para consumo humano, como de animais. Três bombas de poços artesianos estragaram por causa da água muito baixa para puxar. Ele relata que o prejuízo também é sentido no comércio por causa da seca. “Muitas lojas acabam fechando pela falta de consumidores“, observa. As localidades mais afetadas são as regiões de Alfredo Brenner, Capela Fátima e São Sebastião.

Fonte: Correio do Povo