O Golfo do México é novamente alvo de um poderoso furacão. Apenas duas semanas após o Helene, o Milton se intensificou de forma explosiva, atingindo a categoria 5. Com ventos de 285 km/h, esta é uma das tempestades mais intensas já registradas na região. A rapidez com que Milton ganhou força é motivo de grande preocupação para os meteorologistas.
Embora não se espere que Milton atinja a mesma intensidade de outros eventos recentes, seus impactos podem ser igualmente devastadores. A Península de Yucatán já iniciou os preparativos para enfrentar a tempestade, com o fechamento de serviços não essenciais e a proteção de infraestruturas. A Flórida, por sua vez, precisa estar em alerta máximo para lidar com os possíveis danos causados pelo furacão.
“Mesmo que a previsão do Serviço Meteorológico Nacional indique que o furacão Milton não atingirá o território nacional, esperam-se chuvas e ventos torrenciais, especialmente em Campeche e Yucatán”, afirmou a presidente do México, Claudia Sheinbaum
Há apenas 10 dias, o furacão Helene causou pelo menos 230 mortes no sul dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira, autoridades da Flórida ordenaram novas evacuações na mesma região, que ainda se recupera daquele desastre.