Uma área de baixa pressão atmosférica vai dar lugar a um ciclone extratropical. (Imagem: Metsul)
Uma área de baixa pressão atmosférica vai dar lugar a um ciclone extratropical. (Imagem: Metsul)

A MetSul Meteorologia alerta para uma mudança no tempo no Rio Grande do Sul e demais estados do Sul neste início de semana. Uma área de baixa pressão atmosférica vai dar lugar a um ciclone extratropical, provocando chuva localmente forte e o risco de temporais isolados.

Confira o cronograma da instabilidade:

  • Domingo (15/02): A instabilidade aumenta no Rio Grande do Sul. Embora o sol apareça entre nuvens em várias áreas, a chuva deve atingir a maioria das regiões gaúchas entre a tarde e a noite. Há risco de chuva forte e temporais bastante localizados.
  • Segunda-feira (16/02): O centro de baixa pressão estará na costa gaúcha, mantendo o tempo instável. Chuvas isoladas e temporais podem ocorrer nos três estados do Sul, principalmente da tarde para a noite.
  • Terça-feira (17/02): A baixa pressão se afasta do continente e se aprofunda rapidamente sobre o Oceano Atlântico, transformando-se em um ciclone extratropical. No continente, o dia ainda terá sol com pancadas isoladas de chuva.

O Ciclone e o Vento

Diferente de outros eventos recentes, este ciclone se formará longe do continente. Segundo a MetSul, o campo de ventos intensos (com rajadas acima de 100 km/h) ficará restrito ao mar aberto, não sendo esperados efeitos graves de vento em terra firme.

Previsão para a Metade da Semana

A partir de quarta-feira (18), a atuação do ciclone em alto mar deve impulsionar uma massa de ar mais seco para o Sul do país. Isso garantirá o retorno do tempo firme, com sol e elevação das temperaturas (forte calor no Oeste) até a sexta-feira.