FARROUPILHA
Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM

O Governo do RS assinou, na última quarta-feira (31), o documento que homologa a situação de emergência em Farroupilha após a passagem de um tornado pela cidade atingindo, especialmente, a região de Vila Rica, no interior.

A homologação corrobora o decreto municipal nº 7.782, publicado no Diário Oficial do Município no dia 24 de dezembro, que reconheceu os impactos causados pela tempestade com vendaval, classificada sob o código COBRADE 1.3.2.1.5, que provocou danos materiais, prejuízos econômicos e sociais.

Na comunidade de Vila Rica, os prejuízos foram significativos, com registros de destelhamentos, queda de árvores, danos severos à Escola de Ensino Fundamental José Chesini e a residências locais, interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em estradas e dificuldades de acesso. Também foram registrados estragos na comunidade de São Luiz, além dos bairros Imigrante, São José e Monte Verde.

Com a homologação, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, para ações de resposta, assistência à população afetada, reabilitação das áreas atingidas e reconstrução de estruturas danificadas.

O decreto também permite a dispensa de licitação para aquisições e serviços necessários ao enfrentamento da situação, garantindo maior agilidade nas intervenções. O documento tem validade de 180 dias.