Defesa Civil coloca Vacaria em área de risco severo para chuvas e ventos acima de 100 km/h

Rio Grande do Sul e Vacaria - A formação de um ciclone extratropical no fim de semana coloca o Rio Grande do Sul em alerta para tempestades severas, com risco de ventos acima de 100 km/h, granizo de grande porte e possibilidade de tornados. O alerta é do Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Estado (CMDEC), que atualizou nesta sexta-feira (7) o nível de criticidade meteorológica, destacando Vacaria entre as áreas de risco severo.

De acordo com o boletim, as regiões Noroeste, Norte e Nordeste do Estado, onde está localizado o município de Vacaria, foram classificadas na faixa vermelha do mapa de risco, indicando o maior nível de perigo para a ocorrência de temporais. O CMDEC aponta que os ventos podem ultrapassar os 100 km/h, com potencial para formação de tornados e chuvas intensas em um curto período de tempo.

Os acumulados de precipitação devem variar entre 60 e 100 milímetros por dia, podendo atingir até 150 mm/dia em pontos da região Central e do Litoral Norte. Esses volumes estão previstos para ocorrer entre a madrugada e o início da tarde de sexta-feira, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e cheias rápidas em arroios e pequenos rios.

Na madrugada e manhã de sábado (8), o ciclone ainda deve atuar sobre o oceano, mantendo chuva moderada a forte e rajadas de vento entre 50 e 85 km/h, com picos acima de 100 km/h especialmente entre o Litoral Norte, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA) e parte do Nordeste gaúcho.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de risco, retirar objetos soltos de pátios e sacadas, e não buscar abrigo sob árvores ou estruturas metálicas durante as tempestades.

A previsão hidrológica indica que, embora os níveis dos rios estejam normais, o volume de chuva pode gerar elevação rápida das águas e inundações nas bacias dos rios Caí e Sinos, com possibilidade de atingir as cotas de inundação em municípios como São Sebastião do Caí, Montenegro, Três Coroas e Igrejinha.

A tendência, conforme o CMDEC, é de melhora no tempo a partir de domingo (9), quando uma área de alta pressão atmosférica deve favorecer o retorno do sol e da estabilidade em todo o território gaúcho.

Recomendações Importantes

  • Evite locais alagados e não atravesse ruas ou pontes inundadas;
  • Fique atento a sinais de deslizamentos de terra ou aumento rápido do nível dos rios;
  • Em caso de emergência, ligue para o telefone 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).