Imagem ILustrativa da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Foto: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC/Reprodução.
Imagem Ilustrativa da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Foto: Bernardo Zamperetti/Imprensa PMCC/Reprodução.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um aviso para a ocorrência de tempestades com chuva forte, rajadas intensas de vento e possibilidade de granizo entre esta sexta-feira (9) e o sábado (10) em diversas regiões do Estado.

A instabilidade é provocada pelo aprofundamento de uma área de baixa pressão atmosférica, que deve evoluir para um ciclone extratropical no Uruguai, influenciando diretamente o tempo no território gaúcho.

Sexta-feira terá risco maior de temporais severos

Na sexta-feira, principalmente durante a tarde e a noite, há previsão de temporais mais intensos em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com maior risco nas regiões Oeste e Central.

Nessas áreas, os volumes de chuva podem superar 100 milímetros em até seis horas, além de rajadas de vento acima de 90 km/h e queda de granizo de forma isolada. De modo geral, os acumulados diários devem variar entre 15 mm e 60 mm, com pontos que podem chegar a 120 mm, sobretudo no Oeste e no Centro do Estado.

Sábado mantém instabilidade, mas com menor abrangência

No sábado, a previsão indica temporais isolados em quase todo o Estado, com exceção do Extremo Oeste. A chuva pode ocorrer de forma localizada, com pancadas intensas e rajadas de vento, mas de maneira menos generalizada.

Os volumes previstos variam entre 15 mm e 60 mm, com acumulados pontuais de até 90 mm. Já no domingo (11), a instabilidade deve se concentrar principalmente no Norte e Nordeste, enquanto as demais regiões terão chuva fraca a moderada e tempo mais estável no Oeste.

Risco de alagamentos e elevação rápida de rios

Segundo a Defesa Civil, os níveis dos rios estão, em sua maioria, dentro da normalidade, mas os volumes previstos podem provocar elevação rápida de arroios e pequenos rios, além de alagamentos urbanos e enxurradas, especialmente em áreas de maior declividade.

Os rios de maior porte devem apresentar pequenas elevações, permanecendo entre os níveis de normalidade e atenção. Diante do cenário, foi indicada condição de Atenção e Alerta para as regiões destacadas em amarelo e laranja no mapa hidrológico do Estado.