
A Defesa Civil de Caxias do Sul passará a ter acesso direto e em tempo real a informações sobre pluviosidade e níveis das barragens do município. A medida foi oficializada com a assinatura de um termo de cooperação entre o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, nesta segunda-feira (22), no gabinete do prefeito Adiló Didomenico.
O acordo tem como objetivo reforçar a prevenção e agilizar a resposta a possíveis incidentes climáticos, permitindo decisões mais rápidas e embasadas tecnicamente diante de situações de risco.
Durante a assinatura, o prefeito Adiló Didomenico ressaltou a importância do preparo do município diante de eventos extremos, lembrando os desastres climáticos registrados em maio de 2024.
“Tem ocorrido chuvas fora do comum”, alertou o prefeito.

Compartilhamento de informações e ações integradas
Para o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, o compartilhamento das informações é essencial:
“O acesso mais rápido a informações permite antecipar ações e tomar decisões com bases técnicas”, afirmou.
Já o diretor-presidente do Samae, Jorge Catusso, destacou que os dados pertencem ao município e devem ser utilizados de forma integrada:
“Os dados em tempo real são do município. Nada mais correto do que compartilhar para prevenir”, disse.
Também participaram do ato o coordenador municipal da Defesa Civil de Caxias do Sul, tenente Armando da Silva; o engenheiro agrônomo Márcio Vicente Duarte Adami, responsável pela hidrologia do Samae; além dos vereadores Alexandre Bortoluz e João Uez.
O termo aditivo tem validade de cinco anos e poderá ser prorrogado.