DANOS

Chuva causa estragos em bairros de Bento Gonçalves

Inundações atingiram, ao menos, seis bairros, com destaque para o Vila Nova, onde obras de loteamento agravaram a situação durante a chuva

Chuva causa estragos em bairros de Bento Gonçalves
Fotos: Patrick Alessi / Unidade Móvel do Grupo RSCOM

Bento Gonçalves - A forte chuva que atingiu Bento Gonçalves na noite de domingo (19) deixou um rastro de destruição em diversos pontos da cidade. Segundo dados do Inmet, choveu 30,8 mm em 12h. Os bairros Licorsul, Vila Nova, Eucaliptos, Progresso, São Roque e Vinhedos foram os mais afetados, com alagamentos que invadiram residências, rompimentos de tubulação e vias danificadas. Apesar dos transtornos, não há registro de feridos.

No bairro Vila Nova, a situação foi agravada por obras de um loteamento, resultando em casas invadidas por água e barro. O prefeito Diogo Siqueira afirmou que a empresa responsável será notificada e que medidas serão tomadas para evitar novos incidentes. Além disso, máquinas e funcionários da prefeitura foram mobilizados para auxiliar na limpeza e reparação dos danos provocados pela chuva.

“Teve um alagamento aqui nas casas por causa de um loteamento, então a gente já vai notificar o proprietário e a empresa pra resolver toda a situação. O pessoal já ajudou, a turma que voltou ainda de Camboriú está junto. Logicamente, teve alguns locais e já foi resolvido, mas amanhã cedinho também a gente vai fazer engenharia de novo”, disse o prefeito, na noite de domingo (19), através das redes sociais.

Chuva causa estragos em bairros de Bento Gonçalves
Alagamentos no bairro Vila Nova | Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves

Em outros pontos da cidade, como o bairro Progresso, um condomínio teve seu estacionamento completamente alagado. Além disso, as ruas Rosecrel Pereira Ramos e Elizeu Grasselli também foram afetadas. No bairro São Roque, o Pronto Atendimento (PA) foi inundado, afetando o atendimento à população.

no bairro Licorsul, a força das águas destruiu o asfalto em frente à empresa Rinaldi, deixando a rua José Giovaninni Filho interditada. De acordo com uma moradora da localidade, a rua enfrenta problemas regulares.

“Essa rua já teve muitos, mas muitos rompimentos de adutora. Não é a primeira vez e, com certeza, não vai ser a última. Em média, duas vezes por ano dá problema de adutora. E quando dá problema, o asfalto todo se vai, e principalmente com chuva. Ontem tivemos um torrencial de água na nossa cidade de novo e abriu uma cratera que está feia de ver. Só quem viu a água jorrando hoje de manhã, digo que dá para bastecer o bairro inteiro por um mês, de tanta água que foi fora”, disse a moradora.

Conforme apuração da Unidade Móvel do Grupo RSCOM, funcionários da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves estão atuando no bairro Licorsul na manhã desta segunda-feira (20). A previsão é que o trabalho de troca da tubulação de escoamento da água seja concluído em dois dias. Posteriormente, haverá a obra de recuperação asfáltica. Além disso, poderá haver limitação de peso para transitar no trecho, devido aos problemas ocasionados pela chuva.

Atuação da Defesa Civil

A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil informou que, devido às fortes chuvas no município, aproximadamente duas residências sofreram danos no telhado, rompimento de tubulações e alagamentos. As equipes municipais de Proteção e Defesa Civil realizaram o atendimento e distribuíram lonas.