RECONSTRUÇÃO

Câmara de Caxias do Sul isenta famílias de IPTU e taxa de lixo em Vila Cristina e Galópolis

Medida foi aprovada por unanimidade em sessão extraordinária na sexta-feira (13). Para entrar em vigor, como lei, o texto passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico

Câmara de Caxias do Sul isenta famílias de IPTU e taxa de lixo em Vila Cristina e Galópolis
Foto: Andréia Copini/Samae

A Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou o projeto de lei 235/2024 referente a isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL), referente ao exercício de 2025, para imóveis localizados no Bairro Galópolis e no Distrito de Vila Cristina. O objetivo da medida é garantir que as famílias das localidades consigam se recuperar das consequências das enchentes de maio.

A proposta assinada pelo executivo que foi encaminhada à câmara no início mês vai beneficiar em torno de 1.300 unidades habitacionais, que podem ter mais de uma família cada, que estão cadastradas junto a prefeitura.

O próximo IPTU será totalmente digital, e estará disponível pelas plataformas do município para impressão a partir do dia 6 de dezembro.

A cota única pode ser paga até o dia 06 de janeiro com 12% de desconto ou até 10 de fevereiro com 10% de desconto. O índice de reajuste será de 4,76%, que corresponde ao IPCA acumulado de novembro de 2023 a outubro de 2024. O IPTU que não for pago em cota única poderá ser pago em quatro parcelas, com os vencimentos em abril, maio, junho e julho de 2025.