SOLIDARIEDADE

Bento Gonçalves lidera campanha para auxiliar vítimas das chuvas em Santa Catarina

Ação conjunta reúne forças para arrecadar colchões destinados às cidades afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado vizinho

Bento Gonçalves lidera campanha para auxiliar vítimas das chuvas em Santa Catarina
Foto: Emanuele Nicola / Divulgação

Neste sábado (18), a Prefeitura de Bento Gonçalves, em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), Trail Club Bento Gonçalves (TCBG) e Jeep Club da Polenta, organiza uma campanha de arrecadação de colchões para ajudar as cidades de Santa Catarina atingidas pelas recentes chuvas. As doações podem ser feitas no Corpo de Bombeiros da Avenida Osvaldo Aranha, das 8h30 às 16h.

O prefeito Diogo Siqueira destaca a importância da iniciativa. Além disso, desde sexta-feira (17), uma equipe do município está no estado vizinho, auxiliando na limpeza.

“Um momento de solidariedade e para auxiliarmos com doações por isso unimos esforços nessa ação conjunta. Nossa equipe da prefeitura está também auxiliando na limpeza de Balneário Camboriú”, disse.

A campanha de Bento Gonçalves busca mitigar o impacto desses eventos climáticos adversos, promovendo a solidariedade e o apoio mútuo entre as comunidades.

Detalhes sobre as fortes chuvas

As chuvas torrenciais que começaram na quinta-feira (16), causaram alagamentos e deslizamentos em diversas cidades catarinenses, incluindo Balneário Camboriú, Itapema, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Tijucas e Itajaí. A Defesa Civil registrou diversas ocorrências. Uma delas foi a interdição da SC-401 devido à queda de uma árvore e o tombamento de um ônibus coletivo em Florianópolis.

Até o final da tarde do primeiro dia de temporais, o maior volume de chuva registrado em todo o território catarinense ocorreu em Tijucas, na Grande Florianópolis: 280 milímetros. Em Florianópolis, 255 mm. Por causa da intensidade dos eventos climáticos, a Secretaria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta à população, destacando os riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos, quedas de árvore. Bem como, os consequentes danos à infraestrutura, como eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Balneário Camboriú, uma das cidades mais afetadas, decretou situação de emergência após acumular 197,8mm de chuva em 24 horas. Esse valor superou a média esperada para o mês. A previsão é de continuidade das chuvas, aumentando a preocupação com novos deslizamentos e alagamentos em várias cidades catarinenses.

Além disso, as autoridades confirmaram uma morte nesta sexta-feira (17), devido à tragédia climática em Santa Catarina. Encontraram o corpo de um pescador, que havia desaparecido na quinta (16). Ele saiu de casa para verificar a embarcação que estava na praia e foi arrastado pela correnteza. As autoridades não informaram a identidade dele.