SOLIDARIEDADE

Bento Gonçalves envia reforços para ações emergenciais em Santa Catarina

Equipe composta por quatro servidores com experiência no atendimento a desastres climáticos, chegou em Balneário Camboriú nesta sexta-feira (17)

Bento Gonçalves envia reforços para auxiliar nas ações emergenciais em cidades catarinenses
Foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Em uma demonstração de solidariedade e cooperação, uma equipe de Bento Gonçalves foi enviada e chegou em Santa Catarina na manhã desta sexta-feira (17). O objetivo é prestar assistência às vítimas das fortes chuvas que atingiram o estado vizinho.

A decisão foi anunciada pelo prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira. Ele destaca o apoio mútuo entre os estados, especialmente após a ajuda recebida por Bento Gonçalves durante a tragédia climática de maio de 2024.

De acordo com o prefeito, a equipe de Bento Gonçalves foi selecionada para ajudar na limpeza e recuperação das áreas atingidas, a princípio em Balneário Camboriú. O grupo é formado por servidores experientes no atendimento a desastres climáticos: o Coordenador de Projetos, do Gabinete do Prefeito, André Ferreira dos Santos; secretário de Mobilidade, Diego Salini; adjunto de Obras, Jonathan de Lima; e o subprefeito de Tuiuty, Tiago Coser.

“O primeiro passo que a gente vai fazer é oferecer mão de obra, é ajudar com equipe para começar a fazer limpeza e tentar restabelecer o mais rápido possível. Se cada um ajudar um pouquinho, eu tenho certeza que o pessoal de Santa Catarina vai conseguir se recuperar muito rápido. Assim como a gente conseguiu aqui no Brasil, no Rio Grande do Sul”, disse Siqueira.

A ação conjunta entre os estados reforça a importância da cooperação em momentos de crise, com a esperança de minimizar os impactos causados pelas adversidades climáticas e ajudar a população a retomar sua rotina o mais breve possível.

Equipe já está em Balneário Camboriú auxiliando na recuperação do município |

Detalhes sobre as fortes chuvas

As chuvas torrenciais que começaram na quinta-feira (16), causaram alagamentos e deslizamentos em diversas cidades catarinenses, incluindo Balneário Camboriú, Itapema, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Tijucas e Itajaí. A Defesa Civil registrou diversas ocorrências, com destaque para a interdição da SC-401 devido à queda de uma árvore e o tombamento de um ônibus coletivo em Florianópolis.

Até ontem final da tarde desta quinta-feira, o maior volume de chuva registrado em todo o território catarinense ocorreu em Tijucas, na Grande Florianópolis: 280 milímetros. Em Florianópolis, 255 mm. Por causa da intensidade dos eventos climáticos, a Secretaria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta à população, destacando os riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos, quedas de árvore e os consequentes danos à infraestrutura, como eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Balneário Camboriú, uma das cidades mais afetadas, decretou situação de emergência após acumular 197,8mm de chuva em 24 horas, superando a média esperada para o mês. A previsão é de continuidade das chuvas, aumentando a preocupação com novos deslizamentos e alagamentos em várias cidades catarinenses.

Confira o vídeo do Prefeito: